O subcampo do esporte social : uma análise de projetos socioesportivos de voleibol em Curitiba/PR
Visualizar/ Abrir
Data
2024Autor
Oliveira, Alessandra Weiss Ferraz de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: O voleibol nos projetos socioesportivos da capital paranaense recebe a atenção de instituições, que ao se relacionarem com os agentes no campo contribuem para dar sentido e significado a sua existência. Esses significados, costumeiramente, são sentidos pelos agentes responsáveis em conduzir o processo de ensinoaprendizagem na prática com crianças e/ou adolescentes. Isso nos leva a crer que o funcionamento dos projetos se encontra intercambiado aos interesses de cada instituição socioesportiva brasileira. Deste modo, o objetivo deste estudo é analisar como os agentes e as instituições (privada, pública, não governamental) se interrelacionam e interferem na estrutura e na funcionalidade dos projetos socioesportivos de voleibol em Curitiba/PR e qual papel exercem na construção do sentido do voleibol no subcampo investigado. A metodologia utilizada teve característica qualitativa e como estratégia de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Contamos com a participação voluntária de dois professores de cada projeto socioesportivo de voleibol. A entrevista semiestruturada foi realizada com os(as) professores(as) mais experientes e os mais recentemente incorporados em cada projeto, totalizando seis professores de Educação Física que atuam no Projeto AVP Social de Voleibol, Projeto Leões do Vôlei e Vôlei em Rede. Além disso, entrevistamos a coordenação ou a chefia imediata. Durante a análise do conteúdo resgatado na pesquisa de campo e nos documentos, realizamos o tratamento das informações contidas nas mensagens utilizando a técnica de análise de conteúdo e, como suporte para a análise das entrevistas, o processo de codificação do software ATLAS.TI em consonância com os conceitos de Pierre Bourdieu. Verificou-se que o esporte nos projetos tende a ser vinculado a diferentes possibilidades e práticas onde se reporta: o esporte educacional, rendimento, lazer e formação, entre outras manifestações não mencionadas na legislação, como social, de assistência social e saúde. Quando se refere à formação e ao rendimento esportivo, subentende-se que admite o livre acesso, a permanência e a qualidade de um serviço gratuito equivalente ao privado, dado que nos permite refletir sobre a existência de uma lacuna entre o esporte implementado em diversos espaços públicos, e o esporte de rendimento ofertado, em grande parte, na rede privada. Em se tratando do voleibol, esses aspectos foram marcantes e se encontram enraizados no desenvolvimento sócio-histórico dessa modalidade, como o acesso restrito de uma classe socioeconômica aos clubes esportivos, a existência de projetos de acesso público que buscam equilibrar essa balança social e a equidade daquilo que é ofertado nesses ambientes. Nas entrevistas, observou-se que a crença no serviço ofertado na instituição, principalmente nos benefícios sociais, mantém a relação entre professores, coordenadores e o projeto. Em suma, cada instituição acaba desenvolvendo o esporte a sua maneira quando se trata de uma política pública, de órgãos não governamentais se relacionando com o poder público. Um dos fatores a ser considerado é a ausência de um meio legal, que estruture de maneira integrada ações coordenadas, visto que as normas, sejam elas explícitas ou implícitas, dentro dessas instituições desempenham um papel crucial na orientação dos projetos e nas ações dos professores e coordenadores. Abstract: Volleyball in socio-sports projects in the capital of Paraná receives the attention of institutions, which, by relating to the agents in the field, contribute to giving meaning and significance to its existence. These meanings are usually felt by the agents responsible for conducting the teaching-learning process in practice with children and/or adolescents. This leads us to believe that the functioning of the projects is intertwined with the interests of each Brazilian socio-sports institution. The aim of this study is therefore to analyse how agents and institutions (private, public, nongovernmental) interrelate and interfere in the structure and functionality of sociosporting volleyball projects in Curitiba/PR and what role they play in constructing the meaning of volleyball in the subfield under investigation. The methodology used was qualitative and the data collection strategy was bibliographical, documentary and field research. We had the voluntary participation of two teachers from each sociosporting volleyball project. Semi-structured interviews were carried out with the most experienced teachers and those most recently incorporated into each project, totalling six Physical Education teachers who work in the AVP Social Volleyball Project, the Leões do Vôlei Project and Vôlei em Rede. We also interviewed the coordinators or immediate supervisors. During the analysis of the content retrieved from the field research and the documents, we processed the information contained in the messages using the content analysis technique and, as support for analysing the interviews, the coding process of the ATLAS.TI software in line with Pierre Bourdieu's concepts. It was found that sport in the projects tends to be linked to different possibilities and practices where it refers to: educational sport, performance, leisure and training, among other manifestations not mentioned in the legislation, such as social, welfare and health. When it refers to sports training and performance, it is implied that it admits free access, permanence and the quality of a free service equivalent to the private one, which allows us to reflect on the existence of a gap between the sport implemented in various public spaces, and the performance sport offered largely in the private network. In the case of volleyball, these aspects were striking and are rooted in the socio-historical development of this sport, such as the restricted access of a socio-economic class to sports clubs, the existence of public access projects that seek to balance this social balance and the equity of what is offered in these environments. In the interviews, it was noted that the belief in the service offered at the institution, especially the social benefits, maintains the relationship between teachers, coordinators and the project. In short, each institution ends up developing sport in its own way when it comes to public policy, nongovernmental organisations working with the public authorities. One of the factors to be taken into account is the lack of a legal framework that structures coordinated actions in an integrated manner, since the rules, whether explicit or implicit, within these institutions play a crucial role in guiding projects and the actions of teachers and coordinators.
Collections
- Teses [129]