dc.contributor.author | Mayara Viniani Obadowski Ribeiro Ledur | |
dc.contributor.author | Maria das Graças Cleophas | |
dc.date.accessioned | 2024-11-02T01:15:36Z | |
dc.date.available | 2024-11-02T01:15:36Z | |
dc.date.issued | 2022-03-10 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/92037 | |
dc.description.abstract | Para o enfrentamento da urgência sanitária, imposta pela pandemia no ano de 2020, os diferentes setores educacionais buscaram modelos emergenciais para garantir o direito à educação. Como estratégia para um ensino remoto, a Secretaria Municipal de Educação de Curitiba (SME), disponibilizou videoaulas dos componentes da base curricular e outras temáticas desenvolvidas na rede. As videoaulas de robótica educacional, destinadas aos estudantes do Ensino Fundamental I, II e EJA, contemplaram práticas pedagógicas envolvendo um ensino maker. Neste texto, serão apresentados aspectos de um estudo em andamento. A metodologia empregada será qualitativa de cunho exploratório. Já a coleta de dados ocorrerá mediante entrevistas com professores da educação básica. Espera-se que os dados apontem para a compreensão sobre videoaulas de robótica e práticas maker numa perspectiva de investigar os seus potenciais e impactos pedagógicos no ensino e na aprendizagem. | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.relation.ispartof | XII Workshop e a II Escola de Verão do PPGECM/UFPR (2022) | |
dc.subject | Robótica | |
dc.subject | Ensino Remoto | |
dc.subject | Videoaulas | |
dc.subject | Ensino Fundamental I. | |
dc.title | VIDEOAULAS DE ROBÓTICA: INVESTIGAÇÃO SOBRE A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA MAKER EM PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CURITIBA | |
dc.type | Artigo | |
dc.identifier.ocs | 4788 | |