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dc.contributor.authorMayara Viniani Obadowski Ribeiro Ledur
dc.contributor.authorMaria das Graças Cleophas
dc.date.accessioned2024-11-02T01:15:36Z
dc.date.available2024-11-02T01:15:36Z
dc.date.issued2022-03-10
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/92037
dc.description.abstractPara o enfrentamento da urgência sanitária, imposta pela pandemia no ano de 2020, os diferentes setores educacionais buscaram modelos emergenciais para garantir o direito à educação. Como estratégia para um ensino remoto, a Secretaria Municipal de Educação de Curitiba (SME), disponibilizou videoaulas dos componentes da base curricular e outras temáticas desenvolvidas na rede. As videoaulas de robótica educacional, destinadas aos estudantes do Ensino Fundamental I, II e EJA, contemplaram práticas pedagógicas envolvendo um ensino maker. Neste texto, serão apresentados aspectos de um estudo em andamento. A metodologia empregada será qualitativa de cunho exploratório. Já a coleta de dados ocorrerá mediante entrevistas com professores da educação básica. Espera-se que os dados apontem para a compreensão sobre videoaulas de robótica e práticas maker numa perspectiva de investigar os seus potenciais e impactos pedagógicos no ensino e na aprendizagem.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofXII Workshop e a II Escola de Verão do PPGECM/UFPR (2022)
dc.subjectRobótica
dc.subjectEnsino Remoto
dc.subjectVideoaulas
dc.subjectEnsino Fundamental I.
dc.titleVIDEOAULAS DE ROBÓTICA: INVESTIGAÇÃO SOBRE A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA MAKER EM PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CURITIBA
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs4788


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