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dc.contributor.authorWillian Valverde
dc.contributor.authorJosé Carlos Cifuentes
dc.date.accessioned2024-11-02T01:15:36Z
dc.date.available2024-11-02T01:15:36Z
dc.date.issued2022-03-11
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/92035
dc.description.abstractNeste trabalho, temos por objetivo abrir uma discussão teórica sobre uma concepção de educação por matemáticas que transcenda o ensino puramente técnico, informativo e rígido. Metodologicamente, inicialmente abordamos a noção de conceito de Ludwig Wittgenstein, para depois diferenciar esta da noção de definição. Estendemos esta discussão para mostrar que a própria matemática apresenta limites gerados na sua base e que culminam em uma concepção de ciência construída pelo homem, falível e questionável, para, a partir daí, defender que essa concepção se mostra essencial para a formação humana daqueles que a estudam. Além disso, buscamos delimitar uma visão do que vem a ser o ensino de matemática, limitado pelos seus conteúdos, para, assim, apontarmos para uma visão mais abrangente de educação por matemáticas, que além de conteúdos matemáticos, engloba conceitos e pensamentos matemáticos vistos como atitudes na forma de “experiências matemáticas” e que pode contribuir para a construção de novas racionalidades.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofXII Workshop e a II Escola de Verão do PPGECM/UFPR (2022)
dc.subjectExperiência Matemática
dc.subjectEducação por matemáticas
dc.subjectMetapedagogia
dc.subjectRacionalidade.
dc.titleTEORIA DA METAPEDAGOGIA: FUNDAMENTOS DE UMA EDUCAÇÃO POR MATEMÁTICAS
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs4786


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