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dc.contributor.authorSimone Luz Belém
dc.contributor.authorEverton Bedin
dc.contributor.authorMaria das Graças Cleophas
dc.date.accessioned2024-11-02T01:15:34Z
dc.date.available2024-11-02T01:15:34Z
dc.date.issued2022-03-10
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/92027
dc.description.abstractO crescimento dos Programas de Pós-graduação no Brasil na Área de Ensino em Ciências no século XXI resultou na intensificação das pesquisas na área. Sendo assim, o objetivo deste artigo é demonstrar as tendências das pesquisas na Área de Ensino em Ciências no Brasil. Para a realização desta pesquisa de abordagem qualitativa, foi utilizado como procedimento uma Revisão Sistemática da Literatura no catálogo de teses e dissertações da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), utilizando como recorte temporal o período de 2010 a 2020, nas pesquisas relacionadas a Ciências, na Área do conhecimento de Ensino de Ciências e Matemática. Considerando o recorte temporal adotado na pesquisa, fatores como a inexistência de pesquisas nos anos de 2010, 2011 e 2012, a preponderância do número de dissertações e a quantidade de pesquisas oriundas de instituições públicas revelam um panorama das pesquisas brasileiras nesta área específica.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofXII Workshop e a II Escola de Verão do PPGECM/UFPR (2022)
dc.subjectEnsino de Ciências
dc.subjectTendências
dc.subjectPesquisas
dc.subjectBrasil.
dc.titlePANORAMA SOBRE OS ASPECTOS METODOLÓGICOS DAS PESQUISAS BRASILEIRAS NA ÁREA DE ENSINO EM CIÊNCIAS
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs4778


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