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dc.contributor.authorLucas Martini
dc.contributor.authorElenilton Vieira Godoy
dc.date.accessioned2024-11-02T01:15:33Z
dc.date.available2024-11-02T01:15:33Z
dc.date.issued2022-03-10
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/92026
dc.description.abstractA presente pesquisa é vetorizada pela seguinte questão: A componente curricular matemática no ensino fundamental - anos finais, se estrutura e possibilita o direcionamento para a formação do pensamento crítico dos sujeitos? Tem como objetivo geral a identificação dos sentidos que são produzidos pelos currículos estaduais do Paraná e Santa Catarina, sob a ótica das teorias críticas produzidas pela Escola de Frankfurt e por Paulo Freire no direcionamento de uma formação permeada pela ênfase no pensamento crítico. Para tanto, realizaremos dois mapeamentos de Teses e Dissertações no que dizem respeito as incidências e influências da Escola de Frankfurt e de Paulo Freire nas pesquisas em Educação Matemática. Na sequência, levantaremos as centralidades das teorias críticas desenvolvidas diretamente pela Escola de Frankfurt e por Paulo Freire em sobreposição dos currículos. Esperamos que esta pesquisa possa contribuir nas discussões curriculares, e que estimule possibilidades para a obtenção de uma pedagogia contemporânea.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofXII Workshop e a II Escola de Verão do PPGECM/UFPR (2022)
dc.subjectEducação Matemática
dc.subjectEstudos Curriculares
dc.subjectFormação Crítica
dc.subjectEmancipação.
dc.titlePOSSIBILIDADES E TENSIONAMENTOS ENTRE AS TEORIAS CRÍTICAS E O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs4777


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