dc.contributor.author | Lidiane Conceição Monferino Mancini | |
dc.contributor.author | Luciane Ferreira Mocrosky | |
dc.date.accessioned | 2024-11-02T01:15:30Z | |
dc.date.available | 2024-11-02T01:15:30Z | |
dc.date.issued | 2022-03-09 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/92013 | |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo compreender o que o fenômeno aprender-ensinar revela
sobre o movimento formativo na Licenciatura em Matemática. Orientadas pela interrogação “O que as
ações de aprender-ensinar do futuro professor revelam sobre o movimento formativo na Licenciatura
em Matemática?”, perguntamos: pelo movimento constitutivo (histórico-filosófico) que envolveu a
criação de cursos de formação de professores; pelo entendimento do que é isso, aprender-ensinar como
fio condutor da docência; pelo que sido tematizado em pesquisas brasileiras sobre o fenômeno em
estudo e o que revelam sobre o movimento formativo; pela constituição da docência nas/pelas ações de
aprender-ensinar. Perguntas que exigem a ida às produções de pesquisadores já graduados
(teses/dissertações) e graduandos (TCCs) que deram destaque às ações de aprender-ensinar como fio
condutor da docência e ao encontro do futuro professor. Investigação essa de cunho qualitativo na
abordagem fenomenológica, pois intencionamos destacar as qualidades percebidas do fenômeno
aprender-ensinar-na-licenciatura-em-matemática e, ainda, de descrever-analisar-interpretar essas
qualidades como dados da investigação. | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.relation.ispartof | XII Workshop e a II Escola de Verão do PPGECM/UFPR (2022) | |
dc.subject | Formação inicial de professores de Matemática | |
dc.subject | Pessoa em/da formação. Aprender-ensinar | |
dc.subject | Constituição da docência. | |
dc.title | A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR NO MOVIMENTO DE APRENDER-ENSINAR-MATEMÁTICA | |
dc.type | Artigo | |
dc.identifier.ocs | 4764 | |