Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLidiane Conceição Monferino Mancini
dc.contributor.authorLuciane Ferreira Mocrosky
dc.date.accessioned2024-11-02T01:15:30Z
dc.date.available2024-11-02T01:15:30Z
dc.date.issued2022-03-09
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/92013
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo compreender o que o fenômeno aprender-ensinar revela sobre o movimento formativo na Licenciatura em Matemática. Orientadas pela interrogação “O que as ações de aprender-ensinar do futuro professor revelam sobre o movimento formativo na Licenciatura em Matemática?”, perguntamos: pelo movimento constitutivo (histórico-filosófico) que envolveu a criação de cursos de formação de professores; pelo entendimento do que é isso, aprender-ensinar como fio condutor da docência; pelo que sido tematizado em pesquisas brasileiras sobre o fenômeno em estudo e o que revelam sobre o movimento formativo; pela constituição da docência nas/pelas ações de aprender-ensinar. Perguntas que exigem a ida às produções de pesquisadores já graduados (teses/dissertações) e graduandos (TCCs) que deram destaque às ações de aprender-ensinar como fio condutor da docência e ao encontro do futuro professor. Investigação essa de cunho qualitativo na abordagem fenomenológica, pois intencionamos destacar as qualidades percebidas do fenômeno aprender-ensinar-na-licenciatura-em-matemática e, ainda, de descrever-analisar-interpretar essas qualidades como dados da investigação.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofXII Workshop e a II Escola de Verão do PPGECM/UFPR (2022)
dc.subjectFormação inicial de professores de Matemática
dc.subjectPessoa em/da formação. Aprender-ensinar
dc.subjectConstituição da docência.
dc.titleA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR NO MOVIMENTO DE APRENDER-ENSINAR-MATEMÁTICA
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs4764


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples