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dc.contributor.authorAna de Souza
dc.contributor.authorMarcelo Valério
dc.date.accessioned2024-11-02T01:15:28Z
dc.date.available2024-11-02T01:15:28Z
dc.date.issued2022-03-08
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/92004
dc.description.abstractA problemática ambiental e a sustentabilidade são temas relevantes no debate educacional contemporâneo, tanto como política curricular, no que corresponde aos conteúdos e objetivos de ensino, quanto em relação às propostas formativas inicial e continuada de docentes. Assim considerando a Química componente curricular central para o entendimento das relações entre sociedade e ambiente, esta pesquisa objetiva identificar e descrever como a Educação para a Sustentabilidade se apresenta como proposição formativa nos cursos de Licenciatura na área em funcionamento no estado do Paraná. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e abordagem documental, caracterizada como exploratória e descritiva. Serão estudados 18 cursos, seus acervos documentais (projetos pedagógicos, matrizes curriculares e, eventualmente, ementas e referenciais de disciplinas). Os dados serão constituídos considerando pressupostos da Análise Textual Discursiva, visando a composição de metatextos que sintetizem as proposições comunais e peculiares que exponham um panorama a respeito e possam abrir novas possibilidades de investigação.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofXII Workshop e a II Escola de Verão do PPGECM/UFPR (2022)
dc.subjectEducação Ambiental
dc.subjectLicenciatura em Química
dc.subjectFormação Docente.
dc.titleEDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: UM ESTUDO SOBRE OS CURSOS DE LICENCIATURA DO ESTADO DO PARANÁ
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs4755


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