Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOliveira, Dennison de, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
dc.creatorMoraes, Julianept_BR
dc.date.accessioned2024-10-29T14:04:53Z
dc.date.available2024-10-29T14:04:53Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91869
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Dennison de Oliveirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História. Defesa : Curitiba, 27/03/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Apesar de relevante, a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial ainda não ganha o merecido destaque nos livros e materiais didáticos produzidos para a Educação Básica, tampouco se apresenta aos alunos o destino dos milhares de soldados da Força Expedicionária Brasileira no processo de reintegração às suas vidas civis. Nesse sentido, a presente dissertação desenvolve uma proposta de sequência didática para o Ensino de História no 9º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental da Educação Básica para o tema, em consonância com os objetivos educacionais, competências e habilidades descritos na Base Nacional Comum Curricular e no Currículo da Rede Estadual Paranaense. Ao apresentar fontes históricas produzidas por expedicionários paranaenses, contribui-se para a divulgação e compreensão de suas memórias, por meio das quais os alunos serão levados a conhecer fatos relevantes referentes à participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, bem como detalhes do cotidiano dos soldados brasileiros durante e após o fim do conflito, permitindo compreender em sua simultaneidade os fatos ocorridos em nível internacional, nacional e local.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Despite being relevant, Brazil's participation in the Second World War still does not receive the deserved relevance in the books and teaching materials produced for Basic Education, nor highlights, to students, the fate of the thousands of soldiers of the Brazilian Expeditionary Force in the process of reintegration into their civilian lives. In this sense, this dissertation develops a proposal for a didactic sequence for History Teaching in the 9th year of the final years of Basic Education for the topic, in line with the educational objectives, skills and abilities described in the National Common Curricular Base and in the Curriculum of the Paraná State Network. By presenting historical sources produced by expeditioners from Paraná, it contributes to the dissemination and understanding of their memories, through which students will be made aware of relevant facts relating to Brazil's participation in the Second World War, as well as details of the Brazilian soldiers' daily lives during and after the end of the conflict, allowing us to understand simultaneously the events that occurred at international, national and local levels.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectHistória (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectBrasil - Exercito - Força Expedicionária Brasileirapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.titleOs expedicionários paranaenses, suas glórias e reveses : proposta de sequência didática para o ensino de história do Brasil na Segunda Guerra Mundial (1937-1947)pt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples