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dc.contributor.authorGIOVANA QUEZINI MONKEN MENON
dc.contributor.authorISABELA FERNANDA SOUZA
dc.contributor.authorJULIANA MARIA PEREIRA PADILHA
dc.contributor.authorLETICIA MARIA SECCHI PEREIRA
dc.contributor.authorMARIANA ALVES SIKORSKI
dc.contributor.authorMILENA BINHAME ALBINI MARTINI
dc.creatorUniversidade Positivo
dc.date.accessioned2024-10-28T18:42:25Z
dc.date.available2024-10-28T18:42:25Z
dc.date.issued2020-07-31
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/90647
dc.description.abstractIntrodução: O bullying é definido como atos de intimidação verbal e violência, feitos de maneira repetitiva e intencional. No Paraná, em 2018, 22,4% dos estudantes informaram já ter utilizado a internet para espalhar fofocas ou mentiras; 26,5% disseram já terem sido alvos de colegas que falaram coisas sobre eles para fazer outros rirem; e 23,6% informaram que já foram xingados na escola. Objetivos: Discutir os efeitos do bullying e melhorar a autoestima, a empatia e o respeito entre alunos e colaboradores de uma escola Estadual em Curitiba-PR. Metodologia: - O trabalho foi desenvolvido em uma Escola Estadual de Curitiba-PR e envolveu 60 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. - Para a realização das atividades, as crianças foram divididas em três grupos. - 1. Foi apresentado aos estudantes uma caixa de presente fechada, afirmando que dentro dela existia algo muito importante, que requer atenção e cuidado contínuo. Foi disponibilizado um tempo para que as crianças adivinhassem o que havia dentro da caixa. Depois, ao abrirem, se depararam com um espelho; - 2. Duas maçãs bonitas e iguais externamente foram mostradas aos alunos. Foi solicitado às crianças que proferissem palavras gentis para uma maçã e palavras más para a outra. Ao final, as maçãs foram cortadas e verificou-se o estado em que estavam internamente, a que recebeu palavras más estava estragada; - 3. Muitos balões de cores e tamanhos diferentes foram expostos ao grupo de crianças. Cada aluno deveria escolher e estourar uma bexiga. Ao término da brincadeira, percebeu-se que todas as bexigas mesmo que diferentes externamente, possuíam o mesmo tipo de bala no seu interior. Resultados: Constatou-se que as crianças, ao término das atividades, entenderam os malefícios que as ofensas e o bullying causam aos colegas. A maioria dos alunos teve a capacidade de identificar a mensagem que estava sendo passada em cada dinâmica. Além disso, houve um aprendizado sobre a importância do amor próprio e o respeito às diferenças. Conclusões: De acordo com o resultado das dinâmicas, pode-se concluir a importância da realização de atividades cujo objetivo é incentivar a reflexão por parte dos alunos. Visto também como uma oportunidade de adquirir valores como ética, tolerância e respeito às diferenças.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofII Congresso de Saúde Coletiva da UFPR
dc.subjectbullying
dc.subjectestudantes
dc.subjecteducação em saúde
dc.titleBULLYING NA ESCOLA: UMA AÇÃO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs4091


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