• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    BULLYING NA ESCOLA: UMA AÇÃO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE

    Thumbnail
    Data
    2020-07-31
    Autor
    GIOVANA QUEZINI MONKEN MENON
    ISABELA FERNANDA SOUZA
    JULIANA MARIA PEREIRA PADILHA
    LETICIA MARIA SECCHI PEREIRA
    MARIANA ALVES SIKORSKI
    MILENA BINHAME ALBINI MARTINI
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Introdução: O bullying é definido como atos de intimidação verbal e violência, feitos de maneira repetitiva e intencional. No Paraná, em 2018, 22,4% dos estudantes informaram já ter utilizado a internet para espalhar fofocas ou mentiras; 26,5% disseram já terem sido alvos de colegas que falaram coisas sobre eles para fazer outros rirem; e 23,6% informaram que já foram xingados na escola. Objetivos: Discutir os efeitos do bullying e melhorar a autoestima, a empatia e o respeito entre alunos e colaboradores de uma escola Estadual em Curitiba-PR. Metodologia: - O trabalho foi desenvolvido em uma Escola Estadual de Curitiba-PR e envolveu 60 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. - Para a realização das atividades, as crianças foram divididas em três grupos. - 1. Foi apresentado aos estudantes uma caixa de presente fechada, afirmando que dentro dela existia algo muito importante, que requer atenção e cuidado contínuo. Foi disponibilizado um tempo para que as crianças adivinhassem o que havia dentro da caixa. Depois, ao abrirem, se depararam com um espelho; - 2. Duas maçãs bonitas e iguais externamente foram mostradas aos alunos. Foi solicitado às crianças que proferissem palavras gentis para uma maçã e palavras más para a outra. Ao final, as maçãs foram cortadas e verificou-se o estado em que estavam internamente, a que recebeu palavras más estava estragada; - 3. Muitos balões de cores e tamanhos diferentes foram expostos ao grupo de crianças. Cada aluno deveria escolher e estourar uma bexiga. Ao término da brincadeira, percebeu-se que todas as bexigas mesmo que diferentes externamente, possuíam o mesmo tipo de bala no seu interior. Resultados: Constatou-se que as crianças, ao término das atividades, entenderam os malefícios que as ofensas e o bullying causam aos colegas. A maioria dos alunos teve a capacidade de identificar a mensagem que estava sendo passada em cada dinâmica. Além disso, houve um aprendizado sobre a importância do amor próprio e o respeito às diferenças. Conclusões: De acordo com o resultado das dinâmicas, pode-se concluir a importância da realização de atividades cujo objetivo é incentivar a reflexão por parte dos alunos. Visto também como uma oportunidade de adquirir valores como ética, tolerância e respeito às diferenças.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/90647
    Collections
    • II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR [570]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV