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dc.contributor.authorYASMIN PEREIRA MANSUR
dc.contributor.authorMAX LUIZ DE CARVALHO
dc.contributor.authorELIANA REMOR TEIXEIRA
dc.contributor.authorKARIN REGINA LUHM
dc.contributor.authorGIOVANA DANIELA PECHARKI
dc.creatorUniversidade Federal do Paraná
dc.date.accessioned2024-10-28T18:42:19Z
dc.date.available2024-10-28T18:42:19Z
dc.date.issued2020-07-31
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/90615
dc.description.abstractIntrodução: A Estratégia Saúde da Família (ESF) é considerada o grande pilar da atenção primária e reforça a necessidade de atuação interprofissional nas diversas ações em saúde ofertadas. Uma dessas atividades se refere à puericultura, no sentido de manter a criança saudável para garantir o seu pleno desenvolvimento e bem-estar. Objetivo: O objetivo desse estudo foi avaliar a integração dos membros das equipes de Saúde da Família (eSF), Saúde Bucal (eSB) e Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) com relação à puericultura, em Unidades de Saúde com ESF do município de Curitiba-PR. Material e métodos: Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva, com abordagem quantitativa, na qual foi utilizado um questionário autoaplicável contendo 29 questões, para 488 membros da eSF, eSB e NASF que atendem crianças de 0 a 5 anos e aceitaram participar do estudo. Resultados: A maioria dos participantes (85%) eram do gênero feminino, e a média de tempo como servidor na atual US foi de 12 anos. Cerca de 84% dos profissionais avaliados atuam de maneira integrada de atividades de educação em saúde da criança, porém 40,4% dos avaliados não participam de forma conjunta de eventos sobre saúde da criança. A visita domiciliar mensal relacionada à puericultura, com a participação dos membros dos três tipos de equipes, foi mencionada por 69,1% dos participantes, sendo que, 62,9% discutem conjuntamente os casos clínicos antes da visita e apenas 52,9% discutem após a visita. Um percentual importante (43,6%) relatou não realizar conjuntamente a avaliação e acompanhamento mensal de ações relacionadas à saúde da criança. Considerações finais: De acordo com os resultados obtidos, percebem-se alguns desafios em relação à atuação conjunta das diferentes equipes na puericultura, que ressaltam a necessidade de maior integração ensino-serviço, durante a formação acadêmica, e também de ampliação da educação permanente nos serviços de saúde, para redefinir mudanças no processo de trabalho.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofII Congresso de Saúde Coletiva da UFPR
dc.subjectPuericultura
dc.subjectequipe multiprofissional
dc.subjectsaúde da família;
dc.titleEQUIPES DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NA PUERICULTURA
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs4054


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