• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    EQUIPES DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NA PUERICULTURA

    Thumbnail
    Date
    2020-07-31
    Author
    YASMIN PEREIRA MANSUR
    MAX LUIZ DE CARVALHO
    ELIANA REMOR TEIXEIRA
    KARIN REGINA LUHM
    GIOVANA DANIELA PECHARKI
    Metadata
    Show full item record
    Abstract
    Introdução: A Estratégia Saúde da Família (ESF) é considerada o grande pilar da atenção primária e reforça a necessidade de atuação interprofissional nas diversas ações em saúde ofertadas. Uma dessas atividades se refere à puericultura, no sentido de manter a criança saudável para garantir o seu pleno desenvolvimento e bem-estar. Objetivo: O objetivo desse estudo foi avaliar a integração dos membros das equipes de Saúde da Família (eSF), Saúde Bucal (eSB) e Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) com relação à puericultura, em Unidades de Saúde com ESF do município de Curitiba-PR. Material e métodos: Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva, com abordagem quantitativa, na qual foi utilizado um questionário autoaplicável contendo 29 questões, para 488 membros da eSF, eSB e NASF que atendem crianças de 0 a 5 anos e aceitaram participar do estudo. Resultados: A maioria dos participantes (85%) eram do gênero feminino, e a média de tempo como servidor na atual US foi de 12 anos. Cerca de 84% dos profissionais avaliados atuam de maneira integrada de atividades de educação em saúde da criança, porém 40,4% dos avaliados não participam de forma conjunta de eventos sobre saúde da criança. A visita domiciliar mensal relacionada à puericultura, com a participação dos membros dos três tipos de equipes, foi mencionada por 69,1% dos participantes, sendo que, 62,9% discutem conjuntamente os casos clínicos antes da visita e apenas 52,9% discutem após a visita. Um percentual importante (43,6%) relatou não realizar conjuntamente a avaliação e acompanhamento mensal de ações relacionadas à saúde da criança. Considerações finais: De acordo com os resultados obtidos, percebem-se alguns desafios em relação à atuação conjunta das diferentes equipes na puericultura, que ressaltam a necessidade de maior integração ensino-serviço, durante a formação acadêmica, e também de ampliação da educação permanente nos serviços de saúde, para redefinir mudanças no processo de trabalho.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/90615
    Collections
    • II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR [570]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV