Elaboração de um curso MOOC-GEN gamificado baseado em micro aprendizado para o ensino de genética
Resumo
Resumo: A presente pesquisa apresenta uma proposta de curso tipo "microlearning" que aborda os assuntos do Ensino de Genética a partir da ótica do curriculo invertido segundo Dougherty (2019). O Ensino de Genética está pautado na herança monogênica e mendeliana. O desenvolvimento dessa área do conhecimento aponta que a maior parte das características herdáveis estão relacionadas aos fenótipos complexos. Nesse sentido, foi criado um Curso Online Aberto e Massivo (MOOC- GEN), para o ensino de genética e a divulgação científica, buscando aplicar a nova proposta de inversão de conteúdos para o ensino e aprendizagem de genética. O curso foi elaborado baseado nas técnicas utilizadas pelos jogos virtuais para motivação e engajamento dos participantes, bem como os trabalhos de Marc LeBlanc (Protocolo MDA), Werbach e Hunter (For the win), Sergio Jimenez (Model Canvas) Sam Adam Hoffmann (Protocolo ID) e Yu Kai Chou (Octalysis) como fundamentos do Protocolo de Game thinking Investigativa, usando as ferramentas do sistema Moodle. O MOOCGEN é auto instrutivo e permite aos participantes realizar as atividades e acompanhar o próprio desenvolvimento individualmente. As atividades do curso priorizaram a utilização de metodologias ativas e compreendem assuntos relevantes da Genética e que demosntram maior dificuldade por parte dos professores, e foram elaboradas em formato de: estudo de casos, micro-jogos, simuladores e atividades investigativas. A intuitividade da plataforma e o ambiente Moodle utilizado são relacionados como aspectos positivos do curso. Analisamos também o perfil dos professores participantes, o engajamento e a realização das atividades pelos mesmos. Foi proposto, ao final do trabalho, em um ambiente virtual futuro, a utilização de ferramentas de IA (Gemini e Chat GPT) para auxiliar na análise do desenvolvimento individual dos cursistas, bem como a inclusão de novos temas que permitam enriquecer o currículo para a formação dos professores. Abstract: This research presents a proposal of a "micro learning" course that addresses the topics of Genetics Teaching from the perspective of the inverted curriculum according to Dougherty (2019). Genetics Teaching is based on monogenic and mendelian inheritance. The development of this area of knowledge points out that most of the inheritable characteristics are related to complex phenotypes. That way, a Massive Open Online Course (MOOC-GEN) was created for the teaching of genetics and scientific dissemination, seeking to apply the new proposal of content inversion for the teaching and learning of genetics. The course was developed based on the techniques used by virtual games to motivate and engage participants, as well as the works of Marc LeBlanc (MDA Protocol), Werbach and Hunter (For the win), Sergio Jimenez (Model Canvas) Sam Adam Hoffmann (ID Protocol) and Yu Kai Chou (Octalysis) as foundations of the Investigative Game thinking Protocol, using the tools of the Moodle system. The MOOC-GEN is self-instructive and allows participants to perform the activities and follow their own individual development. The course activities prioritized the use of active methodologies and cover relevant topics in Genetics that demonstrate greater difficulty on the part of teachers and were designed in the format of: case studies, micro-games, simulators, and investigative activities. The intuitiveness of the platform and the Moodle environment used are related as positive aspects of the course. We also analyzed the profile of the participating teachers, the engagement and the completion of the activities by them. It was proposed, at the end of the work, in a future virtual environment, the use of AI tools (Gemini and Chat GPT) to assist in the analysis of the individual development of the students, as well as the inclusion of new topics that allow enriching the curriculum for the teachers’ formation.
Collections
- Dissertações [89]