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dc.contributor.advisorBarbosa, Roberto Gonçalves, 1980-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.creatorNóbrega, Pollyana Rosapt_BR
dc.date.accessioned2024-10-14T20:37:31Z
dc.date.available2024-10-14T20:37:31Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/90232
dc.descriptionOrientador(a): Prof. Dr. Roberto Gonçalves Barbosapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 27/02/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Desde a publicação da reforma do Novo Ensino Médio, instituída pela lei nº13.415/2017, o Ensino Médio tem passado por transformações em sua organização curricular. O que se tem observado em pesquisas é que a autonomia dada aos estados para elaborar seus próprios currículos criou uma multiplicidade de novas disciplinas e formas de implementação resultando em impactos negativos tanto para alunos quanto aos professores. Nesse contexto essa pesquisa teve como objetivo analisar os documentos referenciais curriculares e os planos de implementação do Novo Ensino Médio dos estados do sudeste brasileiro, e a distribuição das cargas horárias das disciplinas de ciências da natureza, para verificar quais tendências estão direcionando o currículo do novo ensino médio na educação pública. Metodologicamente, adotou-se a análise de conteúdo proposta por Bardin (1977) e como referência teórica os princípios de sucesso da educação corporativa propostos por Eboli (2014) e o conceito de capital cultural de Bourdieu (1998). Dentre os resultados observa-se uma diminuição das cargas-horárias das disciplinas de Biologia, Física e Química em detrimento da inclusão das componentes curriculares presentes nos itinerários formativos como projeto de vida e empreendedorismo, para além de indicar um viés curricular corporativo empresarial.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Since the publication of the reform of the New High School, instituted by Law Nº 13.415/2017, High School has undergone transformations in its curricular organization. Research has shown that the autonomy granted to states to develop their own curricula has created a multiplicity of new disciplines and forms of implementation, resulting in negative impacts for both students and teachers. In this context, this research aimed to analyze the referential curricular documents and the implementation plans of the New High School in the southeastern states of Brazil, focusing on the distribution of workload in the natural sciences disciplines, to identify the trends guiding the curriculum of the new high school in public education. Methodologically, content analysis proposed by Bardin (1977) was conducted, adopting as theoretical reference the principles of corporate education success proposed by Eboli (2014) and Bourdieu's concept (1998). Regarding the results, there is a decrease in the workload of Biology, Physics, and Chemistry disciplines, with the inclusion of curricular components present in the educational itineraries, such as life project and entrepreneurship, indicating a trend towards corporate education.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCiencias - Currículospt_BR
dc.subjectAprendizagem - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação patrocinada pelo empregadorpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleQuando o empresariamento entra, a ciência sai : uma análise dos documentos curriculares dos Estados do sudeste brasileiropt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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