Multiphonic spectromorphology : structuring potential sound multiplicities within the acoustic framework of the saxophone in an experimental practice-based artistic research compositional process
Resumo
Resumo: Esta tese faz parte de um processo experimental de pesquisa baseado na prática artística, que examina o potencial multifônico dos saxofones como ferramenta de composição. Através da análise do conteúdo harmônico de 30 digitações pré-determinadas e das suas respectivas duplicatas com chave de oitava ativada para os saxofones soprano, alto, tenor e barítono, numa expansão do conceito de threshold tone de Weiss e Netti, combinado com a abordagem de Raschèr para o estudo de harmônicos, foi realizada uma experiência que denota a possibilidade de estruturar características gerais de potencial multifônico no saxofone. Este processo experimental opera muito mais próximo das inclinações subjetivas associadas à composição musical na sua procura por materiais musicais. Para que tal aconteça, o som é observado na forma como pode apresentar potencial transformador no seu caminho para ser entendido como uma singularidade ressonante que se faz evoluir no tempo numa procura sistematizada de diversificação tímbrica no sistema acústico do saxofone. Este tipo de diversificação tímbrica que pode constituir material sonoro multifônico para o saxofone tem consequências significativas para a espectromorfologia do efeito sonoro e sua percepção. Isto leva a uma discussão sobre o que escutar dentro dos componentes que contribuem para a impressão de que um som se tornou múltiplo e como este pode diferir de outros sons multifônicos na sua própria complexidade. A questão de como visualizar o potencial transformador dentro das suas restrições acústicas revela a possibilidade multifônica como uma forma de improvisação que se constitui enquanto micro-composição. Esta abordagem orgânica, que inclui transições metaestáveis da proeminência de um som simples para um som múltiplo, acaba por reconsiderar a correspondência estabelecida de um para um entre os sons multifônicos e suas respectivas digitações, através das quais são produzidos. Além disso, resulta num sistema de catalogação, com mais de 7000 amostras gravadas, que indica um caminho para a obtenção de sons diferentes usando apenas uma digitação, de modo a permitir a reprodução e a sua própria expansão. As consequências espectromorfológicas deste processo experimental com sons multifónicos, na sua multiplicidade e subsequente catalogação, são produtos de um processo experimental de pesquisa baseado na prática artística, que por sua vez faz parte de uma investigação composicional mais vasta em curso, precedida pela dissertação de mestrado deste autor sobre os multifônicos do saxofone como material composicional primário. Esta tese coloca estas descobertas sônicas em peças para formações diferentes, com eletrônica, bem como acusmática, utilizando as amostras gravadas de multifônicos do saxofone, todas parte do meu ciclo Devastações. Abstract: This dissertation is an experimental, practice-based artistic research process that examines the multiphonic sound potential of saxophones as a compositional tool. By examining the harmonic partial content of the same predetermined 30 fingerings and their respective octave key activated counterparts for the soprano, alto, tenor, and baritone saxophones, in an expansion of the Weiss and Netti concept of threshold tone, combined with Raschèr’s approach to the study of harmonics, an experiment was conducted that denotes the possibility of structuring overall characteristics of potential multiphonic sound on the saxophone. This experimental process operates much closer to the subjective inclinations associated with music composition in its search for musical materials. For this to occur, sound is observed in how it may present transformative potential on its way to becoming understood as a resonant singularity that is made to evolve over time in a systematized search for diversification of timbre within the acoustic system of the saxophone. This type of diversification of timbre that may constitute multiphonic sound material for the saxophone has significant consequences for the spectromorphology of the sound effect and how it is perceived. This leads to a discussion on what to listen for within the components that contribute to the impression that a sound has become multiple and how it may differ from other multiphonic sounds in its own complexity. The question of how to envision the transformative potential within its acoustic constraints unveils the multiphonic possibility as a form of improvised micro-composition. This organic approach, which includes metastable transitions from single-pitch to multiphonic prominence in sound, ultimately reconsiders the established one-to-one correspondence between multiphonic sounds and the fingerings through which they are produced. In addition, it results in a system for cataloging, with over 7000 recorded samples, which indicates a pathway as to how many different sounds can be obtained using only one fingering, in order to enable reproduction as well as its own further expansion. The spectromorphological consequences of this experimental process with multiphonic sounds, in their multitude and subsequent cataloging, are a product of this practice-based artistic research experiment, which itself is part of a larger ongoing compositional research that is preceded by my master’s thesis regarding saxophone multiphonics as primary compositional material. This dissertation places these sonic findings in pieces of music for saxophones in various settings, with electronics, as well as acousmatic, which are all part of my cycle Devastações.
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