Fungos e a ecologia da cidade : uma proposta envolvendo arte e ciência no ensino básico
Resumo
Resumo: As cidades são consideradas ecossistemas, com elementos bióticos e abióticos interligados e dependentes uns dos outros, construídos pela atividade antrópica. O crescimento acelerado da população tem afetado negativamente a qualidade destes ecossistemas, seja pela perda da biodiversidade, pela retirada da área verde, pelo extermínio de espécies de importância ecológica ou pela substituição de espécies nativas por exóticas. Tudo isso causa a diminuição da qualidade de vida. Compreender os ambientes urbanos como ecossistemas relevantes se faz importante para que a população seja atuante e consciente do seu papel dentro destes ecossistemas, não mais com a visão antropocêntrica, mas como pertencentes ao local em que vivem. No ensino básico, os fungos, em especial, os microscópicos, são trabalhados rapidamente, com pouco enfoque da relevância destes seres para os ecossistemas, deixando uma percepção, para os estudantes, apenas dos prejuízos causados como a podridão de alimentos e as doenças. Atualmente, com a reforma do ensino médio, percebe-se a redução drástica dos conteúdos, com fragmentação e superficialização de alguns temas, além da perda de diversas disciplinas, entre elas a arte, que é de extrema importância para o desenvolvimento completo de um cidadão. A arte e a ciência são áreas que devem andar juntas na construção do discente como um todo e aliar o estudo dos ecossistemas urbanos à arte e à ciência torna o processo de ensino-aprendizagem mais atrativo para os estudantes. Portanto, através deste trabalho, buscou-se realizar uma pesquisa bibliográfica e produção do recurso educacional em forma de e-book com enfoque no ensino investigativo, para disponibilizar um material para professores sobre ecossistemas urbanos e a importância destes ambientes para o equilíbrio ambiental, com enfoque na relação da diversidade fúngica e a qualidade dos solos em diferentes ambientes. Nesse e-book, em versão digital ou para impressão, o professor terá acesso a uma introdução ao tema (fungos do solo e seu papel ecológico), protocolos de cultivo de fungos na escola, algumas estratégias a serem trabalhadas sobre o tema ecologia urbana e microrganismos em sala de aula, bem como aplicar a arte em ágar com seus estudantes. Todas as atividades propostas foram testadas através de simulações para verificar a viabilidade de aplicação e reprodução por outros professores em suas práticas pedagógicas, tornando o recurso educacional um material significativo para o trabalho docente em um ensino por investigação. Abstract: Cities are considered ecosystems with biotic and abiotic elements interconnected and dependent on each other, created by human activity. The accelerated growth of the population has negatively affected the quality of this ecosystem, whether through the loss of biodiversity, the removal of green areas, the extermination of species of ecological importance, or the replacement of native species with exotic ones. All of this results in a decrease in the current quality of life. Understanding urban environments as relevant ecosystems is important for the population to be active and aware of their role within these ecosystems, no longer with an anthropocentric vision, but as belonging to the place in which they live. In Brazilian basic education, the fungi, especially microscopic ones, are superficially studied, with little focus on their relevance to ecosystems, leaving students with the only perception of the damage caused, when they rot food and cause diseases. Currently, with the reform of highschool curricula there has been a drastic reduction in content, with fragmentation and superficialization of some themes, in addition to the loss of several subjects, including art, which is extremely important for the complete development of a citizen. Art and science are areas that must go together in the developing of the student as a whole and combining the study of urban ecosystems with art and science makes the learning process more attractive for students. After detecting many gaps and bias on the way fungi are presented in current textbooks, here I developed an ebook with a focus on investigative teaching, to provide material for teachers on urban ecosystems and the importance of environmental balance even in cities, with a focus on the relationship between fungal diversity and soil quality in different habitats. In this ebook, in digital or printed version, the teacher will have access to an introduction to the topic (soil fungi and their ecological role), protocols for cultivating fungi at school, some strategies to teach the topic of urban ecology and microorganisms in classroom, as well as applying agar art with the students. All proposed activities were tested through simulations to verify the feasibility of application and reproduction by other teachers in their pedagogical practices, making the educational product a significant material to be used in research-based teaching.
Collections
- Dissertações [89]