Transferência de habilidades em videoartroscopia utilizando um simulador reprodutível
Resumo
Resumo: Apresentar um simulador de artroscopia de joelho acessível e facilmente reprodutível confeccionado a partir de manufatura aditiva (impressão 3D), validar o simulador desenvolvido através da demonstração da transferência de habilidades do treinamento simulado para um procedimento cirúrgico artroscópico real e analisar a aceitação e utilidade do simulador no ensino e treinamento de estudantes de medicina. Material e Método: Quarenta alunos do curso de medicina foram randomizados em dois grupos: grupo intervenção, o qual foi submetido a um treinamento em um simulador de artroscopia de joelho confeccionado a partir de manufatura aditiva, e grupo controle, o qual recebeu orientações por vídeo associadas ao programa habitual de graduação. Após, todos os indivíduos realizaram uma artroscopia diagnóstica supervisionada. Foram obtidas imagens externas e intraarticulares dos procedimentos, pelas quais foram analisados diversos parâmetros visuais de performance (tempo para realização, número de olhares abaixo, prevalência de perda de instrumento, tempo de triangulação, número de intervenções). Também foram aplicadas a ferramenta de avaliação ASSET (Arthroscopic Knee Skill Scoring System) e uma escala de Likert abordando as impressões dos indivíduos acerca do simulador e sua aplicabilidade no ensino médico. Resultados: Para todas as variáveis objetivas analisadas foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre os grupos, com os indivíduos submetidos ao treinamento simulado obtendo desempenho melhor que o grupo controle. Para a realização da artroscopia diagnóstica, obteve-se tempo em média 39% menor no grupo submetido ao treinamento simulado (p<0,001), bem como 60% menos olhares abaixo (p=0,001), 59% menos intervenções pelo cirurgião responsável (p<0,001), tempo de triangulação 35% menor (p=0,019) e 50% menos perdas de instrumento (p<0,001). Com relação ao ASSET, obteve-se diferenças estatisticamente significativas em todos os domínios avaliados excetuando-se a segurança, bem como na pontuação total, com desempenho significativamente melhor pelo grupo submetido ao treinamento simulado. O simulador descrito apresentou grande aceitação, com alto grau de concordância entre os participantes quanto a sua utilidade, o caráter motivante do treinamento e o desejo de que o treinamento simulado fizesse parte do seu programa de graduação. Conclusão: Através da manufatura aditiva (impressão 3D), é possível confeccionar um simulador de artroscopia de joelho fidedigno e adequado para o desenvolvimento de diferentes habilidades. O treinamento no simulador de artroscopia de joelho foi capaz de melhorar o desempenho na realização de um procedimento artroscópico real, atestando sua validade por transferência. Por fim, o simulador foi amplamente aceito pelos participantes, os quais atestaram seu papel no ensino e treinamento de estudantes de medicina. Abstract: To present an accessible and easily reproducible knee arthroscopy simulator developed using additive manufacturing (3D printing), to validate the refered simulator by demonstrating the transfer of habilities from simulated training to real arthroscopic surgery, and to analyze the acceptance and usefulness of the simulator in medical student education and training. Methods: Forty medical students were randomized into two groups: an intervention group, which underwent training on a knee arthroscopy simulator developed using additive manufacturing, and a control group, which received video instructions associated with the standard curriculum. Subsequently, all individuals performed a supervised diagnostic arthroscopy. External and intra-articular images of the procedures were obtained, through which various visual performance parameters (time to completion, number of lookdowns, prevalence of instrument loss, triangulation time, number of interventions) were analyzed. The ASSET (Arthroscopic Knee Skill Scoring System) and a Likert scale addressing individuals' impressions of the simulator and its applicability in medical education were also administered. Results: For all objective variables analyzed, statistically significant differences were found between the groups, with individuals undergoing simulated training outperforming the control group. For diagnostic arthroscopy, on average, a 39% shorter time was observed in the simulated training group (p <0.001), as well as 60% fewer lookdowns (p =0.001), 59% fewer interventions by the responsible surgeon (p <0.001), 35% shorter triangulation time (p =0.019), and 50% fewer instrument losses (p <0.001). Regarding ASSET, statistically significant differences were obtained in all evaluated domains except safety, as well as in the total score, with significantly better performance by the simulated training group. The described simulator was highly accepted, with a high degree of agreement among participants regarding its utility, the motivating nature of the training, and the desire for simulated training to be part of their undergraduate program. Conclusion: Through additive manufacturing (3D printing), it is possible to manufacture a reliable and suitable knee arthroscopy simulator for the development of various skills. Training on the simulator improved the performance in real arthroscopic procedures, confirming the simulator's transfer validity. Finally, the simulator was widely accepted by participants, who attested to its role in medical student education and training.
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