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dc.contributor.advisorPitre-Vásquez, Edwin Ricardo, 1956-pt_BR
dc.contributor.otherRivas Tovar, Luis Arturopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.creatorMacan, Paulo Afonso Chavespt_BR
dc.date.accessioned2024-10-14T18:08:59Z
dc.date.available2024-10-14T18:08:59Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/90201
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Edwin Ricardo Pitre-Vásquezpt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Luís Arturo Rivas-Tovarpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 05/04/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração:pt_BR
dc.description.abstractResumo: A partir do decreto estadual 4230 de 16 de março de 2020, lugares e atores musicais da cena Rock de Curitiba que dependiam das atividades artísticas ao vivo, como principal fonte de renda, foram uma das primeiras classes prejudicadas social, econômica e culturalmente pela necessidade do isolamento social devido à pandemia da COVID-19. O principal desafio para esses atores culturais foi encontrar formas de adaptar-se ao contexto pandêmico. A partir da relação entre espacialidade, temporalidade e intencionalidade, esta investigação propõe continuidade aos estudos anteriores apoiada na transdisciplinaridade e complexidade da área Etnomusicologia Dialógica com abordagens da Administração, Comunicação, Sociologia, Economia e Antropologia. Assim, o estudo buscou descrever as consequências da pandemia na cena musical do Rock. O objeto da investigação foram as consequências da crise de saúde pública originada pela contaminação por Sars-Cov-2. Os sujeitos de investigação são os lugares, atores musicais e o recorte temporal entre 2020 e 2023 na cidade de Curitiba, durante a pandemia de COVID-19. A tese se fundamenta no método LART e a pesquisa apoiada na descrição etnográfica; netnografia; autoetnografia; cartografia; e entrevistas estruturadas e semiestruturadas. Os resultados da pesquisa apresentaram dez consequências da pandemia de COVID-19, que se circunscreveram a: o contexto sociopolítico da época; utilidade da música; as funções da música; novas necessidades; medidas adaptativas; inovação; apoio governamental; precariedade do trabalho musical; prática musical e estética; reconfiguração das localidades; demais desdobramentos nas vidas dos atores musicais envolvidos. A originalidade do estudo se deu pelo método transdisciplinar empregado no contexto temporal e sanitário inédito no âmbito da cena Rock. A pesquisa teve limitações devido ao contexto sociopolítico entre 2020 e 2022, o que demandou adaptações metodológicas para coleta de dados; às normas de distanciamento social estabelecidas para combater o então novo coronavírus dificultaram a realização de etnografias presenciais e à falta de transparência e organização na disponibilização de dados públicos pelos órgãos de cultura, o dificultou e limitou as análises a partir da pesquisa documental.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Following the state decree 4230 of March 16, 2020, places and musical actors from the rock scene in Curitiba who depended on live artistic activities as their main source of income were among the first groups to be socially, economically, and culturally affected by the need for social isolation due to the COVID-19 pandemic. The primary challenge for this segment of the population was to find ways to adapt to the pandemic context. Drawing on the relationship between spatiality, temporality, and intentionality, this investigation continues previous studies, supported by the transdisciplinarity and complexity of Dialogic Ethnomusicology, with approaches in Management, Communication, Sociology, Economics, and Anthropology. Thus, the objective of the study was to describe the consequences of the pandemic on the examined music scene. In this regard, the subject of investigation is the consequences of the public health crisis triggered by Sars-Cov-2 contamination. The subjects of investigation are the places, musical actors, and the temporal scope between 2020 and 2023 in the city of Curitiba, during the COVID-19 pandemic. The thesis is based on the LART method and the research is supported by ethnographic description; netnography; autoethnography; cartography; and structured and semi-structured interviews. The research findings present ten consequences of the COVID-19 pandemic, which are circumscribed to: the socio-political context of the time; the utility of music; the functions of music; new needs; adaptive measures and innovation; governmental support; precariousness of musical work; musical practice and aesthetics; reconfiguration of localities; and further developments in the lives of the involved musical actors. The originality of the study arises from the transdisciplinary method employed in the unique temporal and health context of the rock scene. The main limitations of the investigation were due to: the socio-political context between 2020 and 2022, which required methodological adaptations for data collection; social distancing norms established to combat the then novel coronavirus, which hindered the conduct of in-person ethnographies; and the lack of transparency and organization in the availability of public data by cultural bodies, which greatly complicated and limited the analysis based on documentary research.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectRockpt_BR
dc.subjectCOVID-19, Pandemia de, 2020-pt_BR
dc.subjectEtnomusicologiapt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.titleConsequências da pandemia de Covid-19 na cena rock de Curitiba (2020-2023)pt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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