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dc.contributor.advisorCastro, Luciana Paula Vieira de, 1986-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Exataspt_BR
dc.creatorPaula, Heloísa Stéphanie Souza dept_BR
dc.date.accessioned2024-10-11T18:49:54Z
dc.date.available2024-10-11T18:49:54Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/90171
dc.descriptionOrientador: Luciana Paula Vieira de Castropt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, Curso de Graduação em Ciências Exataspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho apresenta uma revisão abrangente da literatura sobre o programa de Residência Pedagógica, destacando sua relevância no estado da arte da formação de professores para a educação básica. A integração entre teoria e prática oferecida pelo programa proporciona aos futuros educadores uma experiência significativa no ambiente escolar, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades pedagógicas, aumento da confiança na prática docente e compreensão mais profunda das demandas da profissão. Os estudos revisados também ressaltam a importância da colaboração entre universidades e escolas da rede básica de ensino, fortalecendo a relação entre as instituições e promovendo uma formação mais eficaz dos professores. No entanto, desafios como questões relacionadas à infraestrutura escolar, qualidade da supervisão pedagógica e articulação entre teoria e prática durante a residência foram identificados, evidenciando a necessidade de contínuo aprimoramento do programa. A análise dos resultados ao longo dos anos revela uma tendência crescente de trabalhos relacionados ao tema, com destaque para a importância das práticas experimentais no ensino de Química, os desafios enfrentados pelos professores durante o ensino remoto e as contribuições dos programas de formação docente para a construção da identidade profissional dos futuros professores. Diante disso, é fundamental que gestores de políticas públicas, instituições de ensino superior e escolas da rede básica de ensino trabalhem em conjunto para superar os desafios e fortalecer o PRP como uma prática eficaz na formação de professores. Isso requer investimentos em infraestrutura, capacitação de supervisores pedagógicos e integração curricular entre teoria e prática. Além disso, é necessário continuar investindo em pesquisas que avaliem o impacto PRP, fornecendo evidências para orientar seu aprimoramento contínuo e promover a excelência na educação básica.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : This paper presents a comprehensive literature review of the Pedagogical Residency program, highlighting its relevance in the state of the art of teacher education for basic education. The integration of theory and practice offered by the program provides future educators with a meaningful experience in the school environment, contributing to the development of pedagogical skills, increased confidence in teaching practice, and a deeper understanding of the profession’s demands. The reviewed studies also emphasize the importance of collaboration between universities and schools in the basic education network, strengthening the relationship between institutions and promoting more effective teacher training. However, challenges such as issues related to school infrastructure, quality of pedagogical supervision, and the articulation between theory and practice during residency were identified, highlighting the need for continuous program improvement. Analysis of results over the years reveals a growing trend of studies related to the topic, with particular emphasis on the importance of experimental practices in Chemistry education, the challenges faced by teachers during remote teaching, and the contributions of teacher training programs to the construction of professional identity for future teachers. Therefore, it is essential for public policy managers, higher education institutions, and basic education schools to work together to overcome challenges and strengthen the Pedagogical Residency Program (PRP) as an effective practice in teacher education. This requires investment in infrastructure, training of pedagogical supervisors, and curricular integration between theory and practice. Additionally, continued investment in research evaluating the impact of PRP is necessary, providing evidence to guide its continuous improvement and promote excellence in basic education.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectEnsino - Pedagogiapt_BR
dc.subjectLicenciaturapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCiencia exatas - Pesquisapt_BR
dc.titleResidência pedagógica na formação de professores de química : tendências, desafios e perspectivaspt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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