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    Residência pedagógica na formação de professores de química : tendências, desafios e perspectivas

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    R-G-HELOISA STEPHANIE SOUZA DE PAULA.pdf (402.2Kb)
    Data
    2024
    Autor
    Paula, Heloísa Stéphanie Souza de
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : Este trabalho apresenta uma revisão abrangente da literatura sobre o programa de Residência Pedagógica, destacando sua relevância no estado da arte da formação de professores para a educação básica. A integração entre teoria e prática oferecida pelo programa proporciona aos futuros educadores uma experiência significativa no ambiente escolar, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades pedagógicas, aumento da confiança na prática docente e compreensão mais profunda das demandas da profissão. Os estudos revisados também ressaltam a importância da colaboração entre universidades e escolas da rede básica de ensino, fortalecendo a relação entre as instituições e promovendo uma formação mais eficaz dos professores. No entanto, desafios como questões relacionadas à infraestrutura escolar, qualidade da supervisão pedagógica e articulação entre teoria e prática durante a residência foram identificados, evidenciando a necessidade de contínuo aprimoramento do programa. A análise dos resultados ao longo dos anos revela uma tendência crescente de trabalhos relacionados ao tema, com destaque para a importância das práticas experimentais no ensino de Química, os desafios enfrentados pelos professores durante o ensino remoto e as contribuições dos programas de formação docente para a construção da identidade profissional dos futuros professores. Diante disso, é fundamental que gestores de políticas públicas, instituições de ensino superior e escolas da rede básica de ensino trabalhem em conjunto para superar os desafios e fortalecer o PRP como uma prática eficaz na formação de professores. Isso requer investimentos em infraestrutura, capacitação de supervisores pedagógicos e integração curricular entre teoria e prática. Além disso, é necessário continuar investindo em pesquisas que avaliem o impacto PRP, fornecendo evidências para orientar seu aprimoramento contínuo e promover a excelência na educação básica.
     
    Abstract : This paper presents a comprehensive literature review of the Pedagogical Residency program, highlighting its relevance in the state of the art of teacher education for basic education. The integration of theory and practice offered by the program provides future educators with a meaningful experience in the school environment, contributing to the development of pedagogical skills, increased confidence in teaching practice, and a deeper understanding of the profession’s demands. The reviewed studies also emphasize the importance of collaboration between universities and schools in the basic education network, strengthening the relationship between institutions and promoting more effective teacher training. However, challenges such as issues related to school infrastructure, quality of pedagogical supervision, and the articulation between theory and practice during residency were identified, highlighting the need for continuous program improvement. Analysis of results over the years reveals a growing trend of studies related to the topic, with particular emphasis on the importance of experimental practices in Chemistry education, the challenges faced by teachers during remote teaching, and the contributions of teacher training programs to the construction of professional identity for future teachers. Therefore, it is essential for public policy managers, higher education institutions, and basic education schools to work together to overcome challenges and strengthen the Pedagogical Residency Program (PRP) as an effective practice in teacher education. This requires investment in infrastructure, training of pedagogical supervisors, and curricular integration between theory and practice. Additionally, continued investment in research evaluating the impact of PRP is necessary, providing evidence to guide its continuous improvement and promote excellence in basic education.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/90171
    Collections
    • Ciências Exatas com habilitação em Química (Palotina) [23]

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