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dc.contributor.advisorValadão, Danilo Freitas, 1987-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Graduação em Artespt_BR
dc.creatorOliveira, Lucas Gabriel Montalvãopt_BR
dc.date.accessioned2024-10-09T22:46:07Z
dc.date.available2024-10-09T22:46:07Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/90126
dc.descriptionOrientador: Danilo Freitas Valadãopt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Graduação em Artespt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho apresenta o meu processo de criação com experimentações sonoras com sons não provenientes de instrumentos musicais. Como fruto das experimentações, surgiram três obras: Experimento I, Experimento II e Experimento III(O SINO). Esses experimentos foram realizados em softwares de edição de áudio, são eles: FL Studio e Audacity. Como base desses experimentos, trago também fundamentos teóricos nos estudos da corrente francesa Musique concrète, e a corrente alemã Elektronische Musik. Esses estudos foram extremamente importantes para entender o contexto histórico, estética e técnicas de modulação. Diante do grande consumo mundial de músicas tradicionais, ou "convencionais", como expresso neste trabalho, realizei reflexões e pesquisas sobre a familiaridade que temos com os sons, e também a razão de estranharmos sons que não percebemos em nossa rotina, mas que estão inseridas nas trilhas do mundo cinematográfico. Também, desenvolvo sobre o conceito de Mainstream e Underground, suas diferenças e como também estão conectadas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work presents my creative process through sound experiments with sounds that do not come from musical instruments. As a result of the experiments, three works emerged: Experiment I, Experiment II and Experiment III (THE BELL). These experiments were carried out in audio editing software, namely: FL Studio and Audacity. As a basis for these experiments, I also bring theoretical foundations in studies of the French movement Musique concrète, and the German movement Elektronische Musik. These studies were extremely important to understand the historical context, aesthetics and modulation techniques. Given the great worldwide consumption of traditional music, or "conventional", as expressed in this work, I carried out reflections and research on the familiarity we have with sounds, and also the reason why we find sounds strange that we do not perceive in our routine, but that are inserted in the soundtracks of the cinematographic world. I also develop the concept of Mainstream and Underground, their differences and how they are also connected.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMusica concretapt_BR
dc.subjectMúsica por computadorpt_BR
dc.subjectMúsica eletrônicapt_BR
dc.titleProcesso de criação musical : experimentações com sons concretospt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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