• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Artes (Litoral)
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Artes (Litoral)
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Processo de criação musical : experimentações com sons concretos

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R-G-LUCAS-GABRIEL-MONTALVAO-OLIVEIRA.pdf (3.539Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Oliveira, Lucas Gabriel Montalvão
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O presente trabalho apresenta o meu processo de criação com experimentações sonoras com sons não provenientes de instrumentos musicais. Como fruto das experimentações, surgiram três obras: Experimento I, Experimento II e Experimento III(O SINO). Esses experimentos foram realizados em softwares de edição de áudio, são eles: FL Studio e Audacity. Como base desses experimentos, trago também fundamentos teóricos nos estudos da corrente francesa Musique concrète, e a corrente alemã Elektronische Musik. Esses estudos foram extremamente importantes para entender o contexto histórico, estética e técnicas de modulação. Diante do grande consumo mundial de músicas tradicionais, ou "convencionais", como expresso neste trabalho, realizei reflexões e pesquisas sobre a familiaridade que temos com os sons, e também a razão de estranharmos sons que não percebemos em nossa rotina, mas que estão inseridas nas trilhas do mundo cinematográfico. Também, desenvolvo sobre o conceito de Mainstream e Underground, suas diferenças e como também estão conectadas.
     
    Abstract: This work presents my creative process through sound experiments with sounds that do not come from musical instruments. As a result of the experiments, three works emerged: Experiment I, Experiment II and Experiment III (THE BELL). These experiments were carried out in audio editing software, namely: FL Studio and Audacity. As a basis for these experiments, I also bring theoretical foundations in studies of the French movement Musique concrète, and the German movement Elektronische Musik. These studies were extremely important to understand the historical context, aesthetics and modulation techniques. Given the great worldwide consumption of traditional music, or "conventional", as expressed in this work, I carried out reflections and research on the familiarity we have with sounds, and also the reason why we find sounds strange that we do not perceive in our routine, but that are inserted in the soundtracks of the cinematographic world. I also develop the concept of Mainstream and Underground, their differences and how they are also connected.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/90126
    Collections
    • Artes (Litoral) [139]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV