Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAngelotti, Rangel, 1979 -pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Graduação em Ciênciaspt_BR
dc.creatorSilva, Erick de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2025-05-20T15:27:11Z
dc.date.available2025-05-20T15:27:11Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/90065
dc.descriptionOrientador: Rangel Angelottipt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Graduação em Ciênciaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Neste documento, contarei a trajetória dos estágios realizados e as reflexões e contribuições de cada um em minha identidade docente, e um pouco da minha trajetória de vida até o presente. Busquei destacar a importância da formação como cidadão e do papel crítico do professor para a sociedade, e os desafios existentes escolas públicas, como metodologias defasadas e falta de incentivos e recursos. Reforço a necessidade de reconhecimento profissional e apoio do Estado para promover mudanças efetivas, onde as ações do professor, apesar de não transformar o sistema sozinho, contribui para avanços significativos, onde nossos passos individuais, que talvez possam parecer pequenos, causam a mudança em um coletivo à longo prazopt_BR
dc.description.abstractAbstract: In this document, I will narrate the trajectory of the internships I have undertaken, along with reflections and contributions from each one to my teaching identity, as well as a glimpse into my life journey up to the present moment. I have sought to emphasize the importance of personal development as a citizen and the critical role of the teacher in society. Furthermore, I have highlighted existing challenges in public schools, such as outdated methodologies and a lack of incentives and resources. I underscore the need for professional recognition and state support to facilitate effective changes. While acknowledging that individual teacher actions may not single-handedly transform the system, I stress their significant contribution to longterm collective progresspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectProfessores - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectPedagogia - Metodologiapt_BR
dc.titleA docência em construção : experiências e desafios nos estágios supervisionadospt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples