dc.contributor.advisor | Angelotti, Rangel, 1979 - | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Graduação em Ciências | pt_BR |
dc.creator | Silva, Erick de Souza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-05-20T15:27:11Z | |
dc.date.available | 2025-05-20T15:27:11Z | |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/90065 | |
dc.description | Orientador: Rangel Angelotti | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Graduação em Ciências | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Neste documento, contarei a trajetória dos estágios realizados e as reflexões e contribuições de cada um em minha identidade docente, e um pouco da minha trajetória de vida até o presente. Busquei destacar a importância da formação como cidadão e do papel crítico do professor para a sociedade, e os desafios existentes escolas públicas, como metodologias defasadas e falta de incentivos e recursos. Reforço a necessidade de reconhecimento profissional e apoio do Estado para promover mudanças efetivas, onde as ações do professor, apesar de não transformar o sistema sozinho, contribui para avanços significativos, onde nossos passos individuais, que talvez possam parecer pequenos, causam a mudança em um coletivo à longo prazo | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: In this document, I will narrate the trajectory of the internships I have undertaken, along with reflections and contributions from each one to my teaching identity, as well as a glimpse into my life journey up to the present moment. I have sought to emphasize the importance of personal development as a citizen and the critical role of the teacher in society. Furthermore, I have highlighted existing challenges in public schools, such as outdated methodologies and a lack of incentives and resources. I underscore the need for professional recognition and state support to facilitate effective changes. While acknowledging that individual teacher actions may not single-handedly transform the system, I stress their significant contribution to longterm collective progress | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Professores - Aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia - Metodologia | pt_BR |
dc.title | A docência em construção : experiências e desafios nos estágios supervisionados | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |