A docência em construção : experiências e desafios nos estágios supervisionados
Resumo
Resumo: Neste documento, contarei a trajetória dos estágios realizados e as reflexões e contribuições de cada um em minha identidade docente, e um pouco da minha trajetória de vida até o presente. Busquei destacar a importância da formação como cidadão e do papel crítico do professor para a sociedade, e os desafios existentes escolas públicas, como metodologias defasadas e falta de incentivos e recursos. Reforço a necessidade de reconhecimento profissional e apoio do Estado para promover mudanças efetivas, onde as ações do professor, apesar de não transformar o sistema sozinho, contribui para avanços significativos, onde nossos passos individuais, que talvez possam parecer pequenos, causam a mudança em um coletivo à longo prazo. Abstract: In this document, I will narrate the trajectory of the internships I have undertaken, along with reflections and contributions from each one to my teaching identity, as well as a glimpse into my life journey up to the present moment. I have sought to emphasize the importance of personal development as a citizen and the critical role of the teacher in society. Furthermore, I have highlighted existing challenges in public schools, such as outdated methodologies and a lack of incentives and resources. I underscore the need for professional recognition and state support to facilitate effective changes. While acknowledging that individual teacher actions may not single-handedly transform the system, I stress their significant contribution to longterm collective progress.
Collections
- Ciências (Litoral) [18]