Sequência didática investigativa "o que podemos extrair de aprendizado da pandemia da Covid-19 sobre as vacinas e o uso indiscriminado de antibióticos?"
Resumo
Resumo: Em dezembro de 2019 foi constatado em Wuhan (China), o início de um surto de pneumonia de causa não conhecida, logo descobriu-se o causador, um vírus letal conhecido como coronavírus 2 (SARS-CoV-2). Em 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou a pandemia de COVID-19. A partir desse fato iniciou-se uma busca de medidas para evitar e conter a doença que se espalhou de forma massiva na população mundial e no Brasil. O uso abusivo de antibióticos se tornou um perigo, além de enfrentarmos uma onda de desinformação e fake news, muitas vezes veiculadas pelo próprio governo, na época com o presidente Bolsonaro no poder, que provocaram desconfiança na população com relação às vacinas e a procura por terapias alternativas sem se atender às consequências desastrosas que poderiam estar promovendo. Assim, é necessário desenvolvimento de medidas educativas que visem uma conscientização da população quanto ao uso correto de medicamentos como os antibióticos, bem como promover a consciência da prevenção de doenças virais e bacterianas que possuem vacinas, para evitar a propagação de doenças como COVID-19, sarampo entre outras, que podem ter o número de casos aumentado devido à queda nas taxas de vacinação. O Trabalho de Conclusão de Mestrado (TCM) teve o objetivo de produzir uma sequência didática investigativa com enfoque em vacinas e antibióticos na disciplina de Biologia para alunos do ensino médio, promovendo um ensino diferenciado, no qual o estudante pesquisador torna-se protagonista do seu aprendizado. O trabalho apresentou como produto, uma Sequência Didática Investigativa (SDI) a qual outros professores poderão usufruir do material digital disponibilizado. A sequência didática foi desenvolvida em 6 (seis) aulas, consistindo em: produção de textos argumentativos construídos coletivamente em grupos, com a utilização artigos científicos para embasar suas conclusões, além de uma discussão em formato de uma roda de conversas, levando os estudantes a se tornarem cidadãos críticos de posturas ativas perante a sociedade , revendo suas hipóteses iniciais sobre o uso de vacinas e antibióticos durante a pandemia, promoção de uma campanha de sensibilização para a vacinação, o uso correto dos antibióticos e verificação de informação para evitar a disseminação das falsas notícias que atrapalham tanto a vacinação no país. Os alunos motivados buscaram resoluções de problemas apoiados na ciência, sabendo como e onde procurar a informação e disseminá-la de maneira correta nas redes sociais. Passamos por um momento de transição na educação com a formulação da base curricular do novo ensino médio, os professores necessitam se adequar e obter materiais diferenciados para trabalho, desta forma como produto deste TCM a disponibilização de uma sequência didática utilizando a metodologia de ensino por investigação, serviu como uma ferramenta muito útil para a educação. Abstract: In December 2019, an outbreak of pneumonia of unknown cause was found in Wuhan (China), and the cause was soon discovered to be a lethal virus known as coronavirus 2 (SARS-CoV-2). On March 11, 2020, the World Health Organization (WHO) declared the COVID-19 pandemic. From this fact, a search for measures to prevent and contain the disease that spread massively throughout the world population and in Brazil began. The abusive use of antibiotics has become a danger, in addition to facing a wave of misinformation and fake news, often disseminated by the government itself, at the time with President Bolsonaro in power. Therefore, it is necessary to develop educational measures aimed at raising awareness among the population about the correct use of medicines such as antibiotics, as well as promoting awareness of the prevention of viral and bacterial diseases that have vaccines, to prevent the spread of diseases such as COVID-19. 19, among others, which may see the number of cases increase due to the drop in vaccination rates. The Master's Completion Work (TCM) aimed to produce an investigative didactic sequence with an approach to vaccines and antibiotics in the Biology discipline for high school classes, promoting differentiated teaching, in which the student researcher becomes the protagonist of their learning . The work presented as a product, an Investigative Didactic Sequence (SDI) from which other teachers can benefit from the digital material made available. The didactic sequence was developed in 6 (six) classes, consisting of: production of argumentative texts constructed collectively in groups, using scientific articles to support their lessons, in addition to a discussion in the format of a conversation circle, taking students to become critical citizens with active attitudes towards society, reviewing their initial hypotheses about the use of vaccines and antibiotics during the pandemic, promoting an awareness campaign about vaccination, the correct use of antibiotics and verifying information to prevent the spread of infections, fake news that hinders vaccination in the country. Motivated students sought problem solving based on science, knowing how and where to look for information and disseminate it correctly on social networks. We are going through a moment of transition in education with the formulation of the curricular base of the new secondary education, the teachers found adapt and obtain different materials for their work, thus as a product of this TCM the provision of a didactic sequence using the teaching methodology by research, served as a very useful tool for education.
Collections
- Dissertações [84]