O discurso de alunos do ensino médio sobre o ensino de eletromagnetismo por investigação
Resumo
Resumo : O estudo do eletromagnetismo permite compreender os conceitos de carga elétrica, bem como de campo elétrico e magnético. Traz ainda um conhecimento relacionado a circuitos elétricos e eletrônicos, associado a presença da eletricidade e de aparelhos elétricos e eletrônicos no cotidiano. Nesse contexto, inúmeras pesquisas na área de ensino vêm sendo realizadas procurando superar e/ou tencionar as concepções de ensino expositivo que, muitas vezes, traduzem um ensino em que predomina a autoridade do professor, enquanto o aluno é tido como mero agente passivo no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, é necessário que os conteúdos do eletromagnetismo se relacionem a realidade concreta dos alunos. No que toca a este trabalho foi realizada uma pesquisa procurando analisar os sentidos que os alunos atribuem a uma proposta de ensino investigativa para os conhecimentos de eletromagnetismo. Para a fundamentação teórica, a pesquisa foi orientada por autores que reivindicam a perspectiva construtivista para o ensino escolar, particularmente ao que tange ao ensino de ciências por investigação. O objetivo geral deste trabalho é analisar os sentidos que alunos do Ensino Médio atribuem a uma proposta de ensino de eletromagnetismo por investigação. Em termos metodológicos, a pesquisa de natureza predominantemente qualitativa foi realizada com alunos do Ensino Médio, em uma escola da rede de ensino pública. A partir de uma Sequência de Ensino Investigativa foi construída a réplica de um aparato chamado "versorium", produzido por Gilbert, em 1600. Os instrumentos de pesquisa foram um roteiro da sequência de ensino e um questionário. Para análise dos resultados, a pesquisa orientou-se pelo referencial de Análise de Discurso Francesa. Os resultados indicam a emergência de diferentes sentidos no discurso dos alunos que demonstram a ocorrência de uma aprendizagem investigativa por parte dos alunos, bem como o gosto dos alunos aprenderem os conhecimentos físicos por meio da resolução de problemas. Por fim, destacam-se possibilidades desta pesquisa de se analisar os sentidos atribuídos ao ensino investigativo do ponto de vista da formação de professores.