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dc.contributor.advisorBergold, Arthur William de Brito, 1972-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Exataspt_BR
dc.creatorBório, André Bonfantept_BR
dc.date.accessioned2024-10-07T21:17:36Z
dc.date.available2024-10-07T21:17:36Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/90046
dc.descriptionOrientador : Arthur William de Brito Bergoldpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Ciências Exatas - Habilitação em Físicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho irá abordar a importância das práticas experimentais, as dificuldades de sua inserção e elaboração em aula, podendo a utilização de "materiais de baixo custo" (MBC) ser uma alternativa e ao final a compreensão do desse termo proposto por autores durante a pesquisa realizada. Se ocorreram algumas mudanças significativas na área de ensino perante algumas iniciativas do Estado em relação a práticas experimentais, o cotidiano do aluno e na transformação que esta pode fazer com as aulas tradicionais normalmente presentes em nossa educação. Assim trazendo que não é somente a prática experimental a responsável pela saída total do modelo educacional que vivemos, e obtendo resultados mais satisfatório no processo de ensino. As práticas experimentais que envolvem MBC, podem ser então uma alternativa para que elas possam dar acesso aos alunos a essas atividades tão potencializadoras, mas que elas devem ser utilizadas de forma coerente e concreta pelo professor. Com o uso da análise de conteúdo, é possível com embasamento teórico e exemplos, que por meio da pesquisa bibliográfica os resultados obtidos, não são em sua totalidade agradáveis para nós professores, já que os resultados não foram tão satisfatórios, ou se foram precisam de alguns ajustes e debates. Os autores que produzem e propunham essas atividades de práticas experimentais que caracterizam o uso do termo MBC e assim, está relacionado aos materiais que se utilizarão durante a prática. Foi identificado divergências que podem não possuir um entendimento concreto, ou então não fazem transparecer isto em seus trabalhos, pois foi verificado que vários dos materiais utilizados durante a prática experimental, não se encaixam na definição de MBC proposta pela literatura, ou que requerem que a escola, colégio possua um ambiente específico para esta prática, o que pode não ser uma realidade frequente em nosso país. Com isso, ao final temos uma relação dos MBC com as dificuldades encontrados por nós professores acerca da utilização das práticas experimentais, que por sua vez podem estar relacionados a outros aspectos que ainda os autores não identificaram. Palavras-chave: Compreensão do termo baixo custo, definição, materiais de baixo custo, práticas experimentais.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.titleImportância, dificuldades do uso das práticas experimentais em aula e a alternativa de materiais de baixo custopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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