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dc.contributor.advisorOrth, Elisa Souzapt_BR
dc.contributor.otherSakae, George Hideki, 1987-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacionalpt_BR
dc.creatorCamargo, Renan de Jesus Pontespt_BR
dc.date.accessioned2024-10-07T19:49:40Z
dc.date.available2024-10-07T19:49:40Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/90034
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Elisa Souza Orthpt_BR
dc.descriptionCoorientador: Dr. George Hideki Rossini Sakaept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 22/03/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A pesquisa objetivou mapear a realidade dos professores de química/ciências e intérpretes de Libras em Itapeva-SP, visando identificar fragilidades e propor soluções para uma educação mais inclusiva. Os questionários revelaram a falta de sinais-termo em Libras para termos químicos e pouca colaboração na elaboração de aulas acessíveis. Ficou clara a necessidade de formação continuada em Libras para os professores, antes da chegada de estudantes surdos, para prepará-los para a inclusão. Duas oficinas sobre cinética química acessível em Libras foram desenvolvidas, resultando na criação de sinais-termo. A cinética química mostrou-se adaptável para Libras, especialmente em experimentos práticos ou visualmente atrativos. A colaboração entre professores e intérpretes foi essencial, evidenciando a importância da parceria para o planejamento de aulas inclusivas. A inclusão de estudantes surdos no ensino de química requer não apenas recursos em Libras, mas também capacitação dos professores. O desenvolvimento de novos sinais-termo específicos é relevante para uma educação mais inclusiva. A pesquisa destaca a importância da valorização da diversidade linguística e cultural dos surdos, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The research aimed to map the reality of chemistry/science teachers and Libras interpreters in Itapeva-SP, aiming to identify weaknesses and propose solutions for a more inclusive education. Questionnaires revealed a lack of Libras signs for chemical terms and little collaboration in developing accessible lessons. The need for ongoing Libras training for teachers was evident, prior to the arrival of deaf students, to prepare them for inclusion. Two workshops on accessible chemical kinetics in Libras were developed, resulting in the creation of signs. Chemical kinetics proved adaptable to Libras, especially in practical or visually appealing experiments. Collaboration between teachers and interpreters was essential, highlighting the importance of partnership in planning inclusive lessons. Inclusion of deaf students in chemistry education requires not only Libras resources but also teacher training. The development of new, specific signs is relevant for a more inclusive education. The research emphasizes the importance of valuing the linguistic and cultural diversity of the deaf, contributing to a more inclusive society.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCinética químicapt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLíngua brasileira de sinaispt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.titleO ensino da introdução à cinética química acessível em Libraspt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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