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dc.contributor.advisorBacalhau, Eduardo Tadeu, 1982-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Campus Pontal do Paraná - Centro de Estudos do Mar. Curso de Graduação em Ciências Exatas com Habilitação em Matemáticapt_BR
dc.creatorMaciel, César Eduardopt_BR
dc.date.accessioned2024-10-07T16:17:02Z
dc.date.available2024-10-07T16:17:02Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/90032
dc.descriptionOrientador: Eduardo Tadeu Bacalhaupt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Pontal do Paraná, Centro de Estudos do Mar, Curso de Licenciatura em Ciências Exatas - Matemáticapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A evasão universitária é um problema árduo e que nos últimos anos, vem se acentuando nas universidade públicas brasileiras. Este problema afeta o sistema educacional, dado que o custo operacional do serviço público prestado para a manutenção de um curso de graduação é muito alto, e essencialmente, o próprio aluno, simbolizando uma perda de autoestima e também social. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo principal identificar e diagnosticar os perfis de estudantes, classificado como evadido ou matriculado, utilizando os dados referentes ao questionário do estudante promovido pela Universidade Federal do Paraná, para o Curso de Licenciatura em Ciências Exatas, do Campus Pontal do Paraná. Este diagnóstico é produzido a partir de um método matemático, denominado Análise de Componentes Principais, do inglês Principal Components Analysis (PCA), relacionando as principais questões da base de dados com os indicadores de abandono disponibilizados pelo curso. Um estudo computacional é elaborado, compreendendo quatro experimentos acerca da aplicaçãoo do PCA na linguagem R, um software livre de análise de dados. Estes experimentos destacam as variáveis com maior representatividade quanto da base de dados e uma base de dados reduzida, ilustrando os resultados via gráficos, mapas e tabelas. Finalmente as conclusões apontam para um diagnóstico acurado sobre os perfis dos estudantes e para o desenvolvimento de futuros desdobramentos do trabalho.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEvasão universitáriapt_BR
dc.subjectQuestionariospt_BR
dc.titleAnálise de componentes principais aplicado ao problema de evasão universitária : um estudo sobre o questionário do vestibular UFPRpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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