Análise de componentes principais aplicado ao problema de evasão universitária : um estudo sobre o questionário do vestibular UFPR
Abstract
Resumo : A evasão universitária é um problema árduo e que nos últimos anos, vem se acentuando nas universidade públicas brasileiras. Este problema afeta o sistema educacional, dado que o custo operacional do serviço público prestado para a manutenção de um curso de graduação é muito alto, e essencialmente, o próprio aluno, simbolizando uma perda de autoestima e também social. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo principal identificar e diagnosticar os perfis de estudantes, classificado como evadido ou matriculado, utilizando os dados referentes ao questionário do estudante promovido pela Universidade Federal do Paraná, para o Curso de Licenciatura em Ciências Exatas, do Campus Pontal do Paraná. Este diagnóstico é produzido a partir de um método matemático, denominado Análise de Componentes Principais, do inglês Principal Components Analysis (PCA), relacionando as principais questões da base de dados com os indicadores de abandono disponibilizados pelo curso. Um estudo computacional é elaborado, compreendendo quatro experimentos acerca da aplicaçãoo do PCA na linguagem R, um software livre de análise de dados. Estes experimentos destacam as variáveis com maior representatividade quanto da base de dados e uma base de dados reduzida, ilustrando os resultados via gráficos, mapas e tabelas. Finalmente as conclusões apontam para um diagnóstico acurado sobre os perfis dos estudantes e para o desenvolvimento de futuros desdobramentos do trabalho.