O que existe no seu smartphone? : proposta de sequência didática de microbiologia para o ensino médio utilizando materiais de baixos custos
Resumo
Resumo: A Microbiologia por muitas vezes não é reconhecida pelos alunos como um tema importante ou que faça parte de seu cotidiano. O projeto foi motivado pela possível utilização de estratégias que aproximem os alunos do mundo microscópico, possibilitando uma maior compreensão e apropriação do tema, utilizando como objeto de análise o próprio aparelho smartphone de estudantes do Ensino Médio, de modo a proporcionar uma maior interação do conteúdo científico com o cotidiano dos estudantes. Este estudo teve como objetivo criar uma sequência didática investigativa com base na análise qualitativa de microrganismos existentes na tela touchscreen dos smartphones dos alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Unidade Pólo, situado no município de São José dos Pinhais – Paraná. Amostras coletadas nas telas touchscreen de 02 smartphones, em um teste piloto, mostraram a existência de microrganismos e a eficácia dos materiais de baixos custos a serem utilizados posteriormente com os estudantes. Na aula prática com os alunos, foi observada também a existência e destacada diminuição do número de colônias bacterianas após a limpeza da superfície. Além disso, foi comparada a motivação e aprendizado dos alunos utilizando essa metodologia com a tradicional aula expositiva. Para tal, foram utilizados materiais de baixos custos laboratoriais como meio de cultura caseiro, estufa de isopor e corante de baixo custo para confecção de lâminas de microscopia, proporcionando que esta sequência possa ser refeita no futuro por diversos outros docentes da área, fazendo com que as aulas de Microbiologia fiquem mais atrativas e acessíveis para o aprendizado. Ao analisar o aprendizado houve um aumento na complexidade e contextualização dos termos apresentados pelos discentes. Já na avaliação do nível motivação em ambas as metodologias pedagógicas, que foi realizada por meio de questionário objetivo, ficou constatado que não houve diferença estatisticamente significativa entre as etapas quando analisada a motivação intrínseca ou quando analisada a motivação extrínseca, no entanto, a motivação intrínseca se mostrou maior, com diferença estatisticamente significativa, quando comparada à motivação extrínseca. A utilização de mapas mentais e o modelo de portfólio como ferramentas pedagógicas diferenciadas se mostraram eficazes para o aprendizado, proporcionando uma melhor visualização do processo como um todo, bem como uma maior motivação dos estudantes. Ao final, constatou-se que houve boa aceitação da sequência didática aplicada, dando ênfase à prática laboratorial e ao protagonismo dos próprios estudantes na execução dela. Assim, a busca na utilização de uma prática associada a uma sequência didática investigativa permitiu à professora desenvolver vários conceitos científicos com os alunos, tornando-a mais enriquecida e dinâmica. Abstract: Microbiology is often not recognized by students as an important topic or part of their daily lives. The project was motivated by the possible use of strategies that bring students closer to the microscopic world, enabling greater understanding and appropriation of the topic, using the smartphone device of high school students as an object of analysis, in order to provide greater interaction with the content. scientific knowledge with the daily lives of students. This study aimed to create an investigative didactic sequence based on the qualitative analysis of microorganisms existing on the touchscreen of smartphones of high school students at Colégio Estadual União Pólo, located in the municipality of São José dos Pinhais – Paraná. Samples collected from the touchscreens of 02 smartphones, in a pilot test, showed the existence of microorganisms and the effectiveness of low-cost materials to be used later with students. In the practical class with the students, the existence and highlighted decrease in the number of bacterial colonies after cleaning the surface was also observed. Furthermore, students' motivation and learning were compared using this methodology with traditional lectures. To this end, low-cost laboratory materials were used such as homemade culture medium, Styrofoam oven and low-cost dye for making microscopy slides, allowing this sequence to be redone in the future by several other teachers in the area, making Microbiology classes become more attractive and accessible for learning. When analyzing learning, there was an increase in the complexity and contextualization of the terms presented by the students. In the assessment of the level of motivation in both pedagogical methodologies, which was carried out through an objective questionnaire, it was found that there was no statistically significant difference between the stages when analyzing intrinsic motivation or when analyzing extrinsic motivation, however, intrinsic motivation proved to be greater, with a statistically significant difference, when compared to extrinsic motivation. The use of mind maps and the portfolio model as differentiated pedagogical tools proved to be effective for learning, providing a better visualization of the process as a whole, as well as greater student motivation. In the end, it was found that there was good acceptance of the didactic sequence applied, emphasizing laboratory practice and the leading role of the students themselves in carrying it out. Thus, the search for the use of a practice associated with an investigative didactic sequence allowed the teacher to develop several scientific concepts with the students, making it more enriched and dynamic.
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