Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAgranionih, Neila Tonin, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.creatorSilveira, Bianca Nóra dapt_BR
dc.date.accessioned2024-09-27T00:34:41Z
dc.date.available2024-09-27T00:34:41Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/89970
dc.descriptionOrientador(a): Prof(a). Dr(a). Neila Tonin Agranionihpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 26/03/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa se configura como um estudo qualitativo de natureza exploratória e descritiva, por meio do qual se pretende investigar um instrumento avaliativo para práticas com Modelagem Matemática. O problema de pesquisa é indicado pela questão: quais as contribuições do instrumento elaborado por Veleda e Burak (2020) para a avaliação contínua de práticas com Modelagem Matemática a serem desenvolvidas em uma turma do Ensino Médio de uma escola situada município de Curitiba - PR? Com vistas a trazer respostas para o problema, é definido como objetivo geral da pesquisa: analisar as contribuições do instrumento elaborado por Veleda e Burak (2020) para a avaliação contínua de práticas com Modelagem Matemática, a partir de experiências desenvolvidas em uma turma de Ensino Médio do município de Curitiba – PR. Foi desenvolvida, portanto, uma pesquisa envolvendo a realização de uma sequência de duas atividades com Modelagem Matemática em uma mesma turma de Ensino Médio, no decorrer do período letivo. As impressões provenientes da prática revelaram desafios enfrentados e, sobre o instrumento, possibilitaram apontar potencialidades enquanto um instrumento norteador da observação, mediação e avaliação contínua dos estudantes. Dessa forma, também, foi possível tecer uma análise sobre instrumento avaliativo utilizado de forma contínua no desenvolvimento das atividades, a partir de três aspectos: aplicabilidade, abrangência e atualidade. Sendo assim, para além do objetivo geral da pesquisa, foram feitas sugestões de aprimoramento que envolveram adaptações para facilitar sua aplicação, melhorar a compreensão sobre as competências que avalia, redefinir sua abrangência e aproximá-lo ainda mais das demandas atuais, no sentido de contribuir com o instrumento e favorecer seu uso e estudo.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research is configured as a qualitative study of an exploratory and descriptive nature, through which it is intended to investigate an evaluation instrument for practices with Mathematical Modeling. The research problem is indicated by the question: what are the contributions of the instrument developed by Veleda and Burak (2020) for the continuous evaluation of practices with Mathematical Modeling to be developed in a High School class at a school located in the city of Curitiba - PR? With a view to bringing answers to the problem, the general objective of the research is defined as: analyzing the contributions of the instrument developed by Veleda and Burak (2020) for the continuous evaluation of practices with Mathematical Modeling, based on experiences developed in a Teaching class Medium in the municipality of Curitiba – PR. Therefore, research was developed involving carrying out a sequence of two activities with Mathematical Modeling in the same High School class, during the school period. The impressions arising from practice revealed challenges faced and, regarding the instrument, made it possible to point out potentialities as a guiding instrument for observation, mediation and continuous assessment of students. In this way, it was also possible to carry out an analysis of the evaluation instrument used continuously in the development of activities, based on three aspects: applicability, scope and timeliness. Therefore, in addition to the general objective of the research, suggestions for improvement were made that involved adaptations to facilitate its application, improve understanding of the skills it assesses, redefine its scope and bring it even closer to current demands, in order to contribute with the instrument and encourage its use and study.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectModelagem matemática - Teoria e aplicaçõespt_BR
dc.subjectEnsino médio - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleContribuições para um instrumento de avaliação em práticas com modelagem matemárica a partir de experiências na sala de aulapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples