Possibilidades teórico-metodológicas apresentadas por teses para o desenvolvimento de disciplinas matemáticas do curso de licenciatura em matemática
Visualizar/ Abrir
Data
2024Autor
Santos, Bianca Aparecida da Costa
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: A presente pesquisa caracteriza-se como um estudo interpretativo de cinco teses desenvolvidas em programas de pós-graduação de instituições brasileiras no período de 2015 a 2021, as quais realizaram uma proposta de ensino em uma disciplina matemática (disciplinas de Cálculo, Análise, Álgebra e Geometria) do curso de Licenciatura em Matemática. O objetivo da investigação consistiu em compreender quais são as possibilidades teórico-metodológicas para o desenvolvimento das disciplinas matemáticas do curso de Licenciatura em Matemática de modo que os conhecimentos necessários para o ensino da Matemática na Educação Básica sejam contemplados. A seleção da fonte de dados da pesquisa ocorreu através de buscas no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e o processo de análise dos dados ocorreu pela utilização da Análise Textual Discursiva (ATD). Como aporte teórico, utilizou-se resultados de produções científicas, nacionais e internacionais, que dão importantes contribuições sobre os conhecimentos do professor de Matemática da Educação Básica e a formação inicial desses professores. Com a análise dos dados identificou-se que desenvolver as disciplinas matemáticas do curso de Licenciatura em Matemática através de metodologias de ensino diferenciadas, como por exemplo, a Modelagem Matemática, ou a Modelagem Matemática juntamente com Análise de Erros, ou a Investigação Matemática, ou a Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas; ou ainda através da teoria do pensamento matemático denominado Três Mundos da Matemática de David Tall, pode trazer contribuições positivas para a formação matemática do futuro professor de Matemática da Educação Básica. Abstract: The present research is characterized as an interpretative study of five theses developed in postgraduate programs at Brazilian institutions between 2015 and 2021, which made a teaching proposal in a mathematical discipline (Calculus, Analysis, Algebra and Geometry) of the Mathematics Degree course. The objective of the investigation was to understand what the theoretical-methodological possibilities are for the development of mathematical disciplines in the Mathematics Degree course so that the knowledge necessary for teaching Mathematics in Basic Education is covered. The selection of the research data source occurred through searches in the Catalog of Theses and Dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), and the data analysis process occurred through the use of Discursive Textual Analysis (ATD). As a theoretical contribution, results from national and international scientific productions were used, which provide important contributions to the knowledge of Basic Education Mathematics teachers and the initial training of these teachers. With data analysis, it was identified that developing the mathematical disciplines of the Degree in Mathematics course through teaching methodologies, such as, for example, Mathematical Modeling, or Mathematical Modeling together with Error Analysis, or Mathematical Investigation, or Teaching-Learning-Evaluation of Mathematics through Problem Solving; or even through the theory of mathematical thinking called Three Worlds of Mathematics by David Tall, can bring positive contributions to the training of future Mathematics teachers in Basic Education.
Collections
- Dissertações [221]