Desenvolvimento de sequências didáticas para o ensino da origem da vida
Resumo
Resumo: O ensino médio brasileiro vem enfrentando uma série de dificuldades e desafios, sendo estes estruturais, sócio-políticos ou de conteúdo. Dentro do currículo de biologia previsto pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC), um dos assuntos que apresentam maior obstáculo ao processo de ensino-aprendizagem é o de origem da vida. Este tema está atrelado a uma forte influência religiosa que causa resistência dos estudantes, além de se tratar de um conceito abstrato e de difícil assimilação. Várias alternativas metodológicas vêm sendo empregadas na tentativa de um ensino mais eficaz, dentre estas a utilização de metodologias ativas e lúdicas. O presente trabalho tem como objetivo a produção de uma cartilha com sequências didáticas e materiais de apoio para o trabalho do tema origem da vida por professores de Biologia. As sequências didáticas foram construídas a partir da análise do livro didático em uso pela rede estadual de ensino paranaense, dos documentos curriculares do ensino médio e da pesquisa bibliográfica. A rede pública de ensino paranaense não possui documento específico curricular para o ensino médio, seguindo as orientações da BNCC instituída com a implementação do novo ensino médio. A coleção de livros didáticos em uso para a área de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias traz o assunto de origem da vida em um dos volumes entre os seis presentes na coleção. Foi constatado que os conteúdos referentes à origem da vida estão presentes de forma resumida, sem muitas informações referentes à perspectiva histórica da ciência, mas com conceitos corretos e de acordo com o conhecimento científico atual. Para a construção das sequências didáticas foram utilizados diferentes focos e abordagens. A primeira focando na perspectiva histórica do desenvolvimento dos conhecimentos sobre a origem da vida, com uma abordagem lúdica prevendo a produção de histórias em quadrinhos (HQs) pelos estudantes. A segunda com foco nos processos químicos e biológicos que deram origem à vida, utilizando a abordagem investigativa. As sequências foram propostas como uma forma de complementação às lacunas encontradas nos documentos curriculares e nos livros didáticos. Estudos posteriores podem ser realizados a fim de avaliar a eficácia das sequências didáticas propostas. Abstract: Brazilian secondary education has been facing a series of difficulties and challenges, whether structural, socio-political or content-based. Within the biology curriculum provided for by the Base Nacional Curricular Comum (BNCC), one of the subjects that presents the greatest obstacle to the teaching-learning process is the origin of life. This theme is linked to a strong religious influence that causes resistance from students, in addition to being an abstract concept that is difficult to assimilate. Several methodological alternatives have been used to provide more effective teaching, including the use of active and playful methodologies. The present work aims to produce a booklet with didactic sequences and support materials for Biology teachers to work on the origin of life theme. The didactic sequences were constructed based on the analysis of the textbook in use by the state education network in Paraná, high school curriculum documents and bibliographical research. The public education network in Paraná does not have a specific curricular document for secondary education, following the guidelines of the BNCC established with the implementation of the new secondary education. A collection of textbooks in use for the area of Natural Sciences and Its Technologies brings the subject of the origin of life in one of the volumes among the six present in the collection. It was found that the content regarding the origin of life is present in a summarized form, without much information regarding the historical perspective of science, but with correct concepts and in accordance with current scientific knowledge. To construct the didactic sequences, different focuses and approaches were used.. The first focuses on the historical perspective of the development of knowledge about the origin of life, with a playful approach foreseeing the production of comic books by students. The second focuses on the chemical and biological processes that gave rise to life, using an investigative approach. The sequences were proposed as a way of complementing the gaps found in curricular documents and textbooks. Further studies can be carried out to evaluate the effectiveness of the proposed didactic sequences.
Collections
- Dissertações [89]