Diversidade humana e ancestralidade : e-book de apoio para professores de biologia
Resumo
Resumo: A diversidade humana é altamente notável e, em termos de características morfológicas, causa reações que variam do apreço à repulsa. A diversidade morfológica identifica indivíduos dentro de um grupo e também em nível interpopulacional. As diferenças entre grupos deram origem à ideia da existência de raças humanas que embora não encontre respaldo na Ciência, foi incorporada às sociedades, servindo de base para o racismo. Atualmente, deve-se ter todo cuidado também com os testes de ancestralidade, para que não se distorçam dados científicos e se retorne à ideia de raças biológicas com base na ancestralidade. No Brasil, o racismo está presente em toda a estrutura social, sendo que a educação das relações étnico-raciais é muito importante para a redução do preconceito e da discriminação racial, devendo ser desenvolvida em todas as disciplinas. Os livros de Biologia, no entanto, trazem poucas abordagens a respeito do tema e os professores de Biologia, em grande parte, não se sentem à vontade para trabalhar a temática, seja por não reconhecerem o racismo como um problema social no Brasil, por falta de material específico voltado ao assunto, pelas polêmicas ao lidar com questões relacionadas a preconceitos, pelas questões sociais envolvidas ou por acreditar que a Lei 10.639 de janeiro de 2003 não contempla as áreas de Ciências da Natureza. Dessa forma, sequências didáticas que abordem a diversidade humana e a ancestralidade podem contribuir, tanto para atender ao previsto na Lei 10.639/03, como para promover o debate sobre o racismo estrutural que permeia nossa sociedade e promover o respeito à diversidade. Dessa forma, foi elaborado, como parte desse trabalho, um e-book, constituído por seis sequências didáticas com atividades investigativas e problematizações, que têm como foco a compreensão da diversidade humana e sua origem, visando a promoção do debate e a reflexão sobre o respeito à diversidade, o combate ao preconceito e ao racismo social, que pode ser utilizado nas aulas de Biologia e em eventuais itinerários formativos relacionados a diversidade. A aplicabilidade do e-book foi analisada, utilizando-se um questionário semiestruturado, composto de quinze questões, respondido de forma voluntária por vinte e dois professores, da rede estadual do Paraná, sendo a maioria de Biologia, que confirmaram a carência de materiais a respeito das temáticas, bem como aprovaram o material produzido, considerando as propostas de sequências didáticas aplicáveis e claras. Abstract: Human diversity is remarkable and, regarding morphological characteristics, engenders reactions from appreciation to repulsion. Morphological diversity assigns people to certain groups and also at an interpopulation level. Differences between groups originated the idea of different human races that, despite having no scientific basis, was incorporated into societies, becoming the basis of racism. Nowadays care must be taken so that ancestry analyses aren’t distorted, contributing to the idea of biological races in humans. In Brazil racism is present throughout the social structure, and teaching ethnic-racial relations is very important for reducing prejudice and racial discrimination and must be addressed in all disciplines. Biology books, however, barely touch on this theme and Biology teachers, in their majority, don't feel comfortable discussing this subject because they don’t recognize it as a problem in Brazil. Furthermore, there are issues such as the lack of adequate teaching material on the subject, the difficulty in dealing with a controversial topic such o racismo, as well as the idea that Law 10. 639 of January 2003 does not apply to biological sciences. In this way, teaching sequences about human diversity and ancestrality can in our view is in accordance with the provisions of Law 10. 639 as they can contribute to promoting discussion about structural racism that pervades brazilian society and lead to respect for diversity. From this perspective as a part of this work, an e-book was constructed, including six teaching sequences with investigative activities and problematizations, focusing on understanding human diversity and our origin, seeking to promote debate and reflexion regarding diversity, fighting biases and social racism, that can be utilized in Biology classes. The applicability of the e-book was analyzed, using a questionnaire, answered voluntarily by twenty-two teachers from Paraná’s state school network, mostly Biology teachers, who had confirmed the need for material regarding the subject. The teaching sequences were approved by these teachers who considered the proposed teaching sequences as applicable and clear.
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