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dc.contributor.advisorEstevam, Joelma Zambão, 1969-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.creatorOliveira, Beatriz Vieira dept_BR
dc.date.accessioned2024-09-24T18:08:18Z
dc.date.available2024-09-24T18:08:18Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/89909
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Joelma Zambão Estevampt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Partindo da periferia e da trajetória de seus sujeitos e sujeitas, essa pesquisa pretende evidenciar de que modo as Artes Visuais podem agir para reversão dos estigmas relacionados à população periférica/favelada. Para isso, apresenta uma contextualização do surgimento desse fenômeno urbano no Brasil, a fim de afirmar que sua existência é complexa e heterogênea. Demonstra, através de uma construção histórica linear o aparecimento dos estigmas e adentra o campo das Artes Visuais destacando a contribuição do Movimento Hip-Hop no enfrentamento às violências e desigualdades e de quatro artistas periféricos: Rosana Paulino, Fernanda Souza (Correrua), Marcelino Melo (Nenê) e Allan Weber, que através de suas produções, subvertem os enquadramentos negativos e propõem uma outra imaginação. Por fim, aborda a curadoria educativa como possibilidade de atuação de professores em relação ao empoderamento da juventude periférica e relata o processo de elaboração e aplicação de 5 oficinas no Colégio Estadual João Gueno, em Colombo/PR, com base no conteúdo pesquisadopt_BR
dc.description.abstractAbstract : Starting from the periphery and the trajectory of its subjects, this research aims to highlight how Visual Arts can act to reverse the stigmas related to the peripheral/slum population. To do so, it presents a contextualization of the emergence of this urban phenomenon in Brazil, in order to assert that its existence is complex and heterogeneous. It demonstrates, through a linear historical construction, the emergence of stigmas and enters the field of Visual Arts, highlighting the contribution of the Hip-Hop Movement in addressing violence and inequalities, along with the works of four peripheral artists: Rosana Paulino, Fernanda Souza (Correrua), Marcelino Melo (Nenê), and Allan Weber, who, through their productions, subvert negative framings and propose an alternative imagination. Finally, it addresses educational curation as a possibility for action teachers to empower peripheral youth and reports on the process of developing and implementing 5 workshops at the João Gueno State School in Colombo/PR, based on the researched contentpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectHip-hop (Cultura popular)pt_BR
dc.subjectArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPeriferiaspt_BR
dc.title"Nóis por nóis" : as artes visuais como processo de valorização de trajetórias periféricaspt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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