dc.contributor.advisor | Estevam, Joelma Zambão, 1969- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
dc.creator | Oliveira, Beatriz Vieira de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-24T18:08:18Z | |
dc.date.available | 2024-09-24T18:08:18Z | |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/89909 | |
dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Joelma Zambão Estevam | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Partindo da periferia e da trajetória de seus sujeitos e sujeitas, essa pesquisa pretende evidenciar de que modo as Artes Visuais podem agir para reversão dos estigmas relacionados à população periférica/favelada. Para isso, apresenta uma contextualização do surgimento desse fenômeno urbano no Brasil, a fim de afirmar que sua existência é complexa e heterogênea. Demonstra, através de uma construção histórica linear o aparecimento dos estigmas e adentra o campo das Artes Visuais destacando a contribuição do Movimento Hip-Hop no enfrentamento às violências e desigualdades e de quatro artistas periféricos: Rosana Paulino, Fernanda Souza (Correrua), Marcelino Melo (Nenê) e Allan Weber, que através de suas produções, subvertem os enquadramentos negativos e propõem uma outra imaginação. Por fim, aborda a curadoria educativa como possibilidade de atuação de professores em relação ao empoderamento da juventude periférica e relata o processo de elaboração e aplicação de 5 oficinas no Colégio Estadual João Gueno, em Colombo/PR, com base no conteúdo pesquisado | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract : Starting from the periphery and the trajectory of its subjects, this research aims to highlight how Visual Arts can act to reverse the stigmas related to the peripheral/slum population. To do so, it presents a contextualization of the emergence of this urban phenomenon in Brazil, in order to assert that its existence is complex and heterogeneous. It demonstrates, through a linear historical construction, the emergence of stigmas and enters the field of Visual Arts, highlighting the contribution of the Hip-Hop Movement in addressing violence and inequalities, along with the works of four peripheral artists: Rosana Paulino, Fernanda Souza (Correrua), Marcelino Melo (Nenê), and Allan Weber, who, through their productions, subvert negative framings and propose an alternative imagination. Finally, it addresses educational curation as a possibility for action teachers to empower peripheral youth and reports on the process of developing and implementing 5 workshops at the João Gueno State School in Colombo/PR, based on the researched content | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Artes visuais | pt_BR |
dc.subject | Hip-hop (Cultura popular) | pt_BR |
dc.subject | Arte - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Periferias | pt_BR |
dc.title | "Nóis por nóis" : as artes visuais como processo de valorização de trajetórias periféricas | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |