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    "Nóis por nóis" : as artes visuais como processo de valorização de trajetórias periféricas

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    R_G_BEATRIZ_VIEIRA_DE_OLIVEIRA.pdf (3.111Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Oliveira, Beatriz Vieira de
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : Partindo da periferia e da trajetória de seus sujeitos e sujeitas, essa pesquisa pretende evidenciar de que modo as Artes Visuais podem agir para reversão dos estigmas relacionados à população periférica/favelada. Para isso, apresenta uma contextualização do surgimento desse fenômeno urbano no Brasil, a fim de afirmar que sua existência é complexa e heterogênea. Demonstra, através de uma construção histórica linear o aparecimento dos estigmas e adentra o campo das Artes Visuais destacando a contribuição do Movimento Hip-Hop no enfrentamento às violências e desigualdades e de quatro artistas periféricos: Rosana Paulino, Fernanda Souza (Correrua), Marcelino Melo (Nenê) e Allan Weber, que através de suas produções, subvertem os enquadramentos negativos e propõem uma outra imaginação. Por fim, aborda a curadoria educativa como possibilidade de atuação de professores em relação ao empoderamento da juventude periférica e relata o processo de elaboração e aplicação de 5 oficinas no Colégio Estadual João Gueno, em Colombo/PR, com base no conteúdo pesquisado
     
    Abstract : Starting from the periphery and the trajectory of its subjects, this research aims to highlight how Visual Arts can act to reverse the stigmas related to the peripheral/slum population. To do so, it presents a contextualization of the emergence of this urban phenomenon in Brazil, in order to assert that its existence is complex and heterogeneous. It demonstrates, through a linear historical construction, the emergence of stigmas and enters the field of Visual Arts, highlighting the contribution of the Hip-Hop Movement in addressing violence and inequalities, along with the works of four peripheral artists: Rosana Paulino, Fernanda Souza (Correrua), Marcelino Melo (Nenê), and Allan Weber, who, through their productions, subvert negative framings and propose an alternative imagination. Finally, it addresses educational curation as a possibility for action teachers to empower peripheral youth and reports on the process of developing and implementing 5 workshops at the João Gueno State School in Colombo/PR, based on the researched content
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/89909
    Collections
    • Artes Visuais [66]

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