Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPrando, Felipe Cardoso de Mello, 1976-pt_BR
dc.contributor.otherCorá, João Luis, 1993-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.creatorSantos, Rafaele Vidal dospt_BR
dc.date.accessioned2024-09-24T16:35:39Z
dc.date.available2024-09-24T16:35:39Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/89875
dc.descriptionOrientador: Dr. Felipe Cardoso de Mello Prandopt_BR
dc.descriptionCoorientador: Dr. João Luis Corá Silvapt_BR
dc.descriptionMonografia (bacharelado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Em "Memórias de Um Esquecimento" (2023), explora-se as relações entre a imagem fotográfica artística, o Imaginário e a psique humana. Utilizando a fotografia analógica como meio e inspirando-se nos trabalhos de Hiroshi Sugimoto e Sayuri Ichida, o processo criativo adota uma abordagem espontânea para a criação do produto artístico, visando expressar conteúdos inconscientes e compreender suas relações com a imagem fotográfica. A pesquisa fundamenta-se na "Teoria Geral do Imaginário" de Gilbert Durand, bem como nas perspectivas de Carl Gustav Jung e James Hillman, buscando perscrutar de maneira poética e teórica as camadas inconscientes e simbólicas das imagens fotográficas. Assumindo a poesia e a associação de ideias como métodos essenciais, a pesquisa revela um amadurecimento poético da pesquisadora no campo da fotografia artística ao analisar as interconexões entre a imagem fotográfica, a psique e a sociedade. A monografia proporciona uma exploração multifacetada do mundo interior e exterior através da linguagem da fotografia, revelando-se como uma verdadeira investigação das manifestações do Imaginário nas artes visuaispt_BR
dc.description.abstractAbstract: In "Memórias de Um Esquecimento" (2023), the relationships between artistic photographic imagery, the Imaginary, and the human psyche are explored. Utilizing analog photography as a medium and drawing inspiration from the works of Hiroshi Sugimoto and Sayuri Ichida, the creative process adopts a spontaneous approach to artistic production, aiming to express unconscious contents and comprehend their connections with photographic imagery. The research is grounded in Gilbert Durand’s "General Theory of the Imaginary", as well as the perspectives of Carl Gustav Jung and James Hilmann, delving into the unconscious and symbolic layers of photographic images in a poetic and theoretical manner. Embracing poetry and ideational association as essential methods, the study reflects the researcher’s poetic development in the field of artistic photography by analyzing the interconnections between photographic imagery, the psyche and society. The thesis offers a multifaceted exploration of the inner and outer worlds through the language of photography, emerging as a true investigation into the manifestations of the Imaginary in visual artspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectArtespt_BR
dc.subjectFotografia artisticapt_BR
dc.subjectImaginariopt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.titleMemórias de um esquecimentopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples