• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Artes Visuais
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Artes Visuais
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Memórias de um esquecimento

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R_G_RAFAELE_VIDAL_DOS_SANTOs.pdf (4.483Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Santos, Rafaele Vidal dos
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Em "Memórias de Um Esquecimento" (2023), explora-se as relações entre a imagem fotográfica artística, o Imaginário e a psique humana. Utilizando a fotografia analógica como meio e inspirando-se nos trabalhos de Hiroshi Sugimoto e Sayuri Ichida, o processo criativo adota uma abordagem espontânea para a criação do produto artístico, visando expressar conteúdos inconscientes e compreender suas relações com a imagem fotográfica. A pesquisa fundamenta-se na "Teoria Geral do Imaginário" de Gilbert Durand, bem como nas perspectivas de Carl Gustav Jung e James Hillman, buscando perscrutar de maneira poética e teórica as camadas inconscientes e simbólicas das imagens fotográficas. Assumindo a poesia e a associação de ideias como métodos essenciais, a pesquisa revela um amadurecimento poético da pesquisadora no campo da fotografia artística ao analisar as interconexões entre a imagem fotográfica, a psique e a sociedade. A monografia proporciona uma exploração multifacetada do mundo interior e exterior através da linguagem da fotografia, revelando-se como uma verdadeira investigação das manifestações do Imaginário nas artes visuais
     
    Abstract: In "Memórias de Um Esquecimento" (2023), the relationships between artistic photographic imagery, the Imaginary, and the human psyche are explored. Utilizing analog photography as a medium and drawing inspiration from the works of Hiroshi Sugimoto and Sayuri Ichida, the creative process adopts a spontaneous approach to artistic production, aiming to express unconscious contents and comprehend their connections with photographic imagery. The research is grounded in Gilbert Durand’s "General Theory of the Imaginary", as well as the perspectives of Carl Gustav Jung and James Hilmann, delving into the unconscious and symbolic layers of photographic images in a poetic and theoretical manner. Embracing poetry and ideational association as essential methods, the study reflects the researcher’s poetic development in the field of artistic photography by analyzing the interconnections between photographic imagery, the psyche and society. The thesis offers a multifaceted exploration of the inner and outer worlds through the language of photography, emerging as a true investigation into the manifestations of the Imaginary in visual arts
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/89875
    Collections
    • Artes Visuais [66]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV