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dc.contributor.advisorPrando, Felipe Cardoso de Mello, 1976-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.creatorPereira, Rebecca Greinpt_BR
dc.date.accessioned2024-09-24T15:59:14Z
dc.date.available2024-09-24T15:59:14Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/89860
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Mc. Felipe Cardoso de Mello Prandopt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente artigo tem como objetivo principal estudar a trajetória do ensino da arte, entretanto buscou-se dar ênfase ao aprendizado do desenho no Brasil, discorrendo sobre as principais reformulações de sua didática e de seu significado como linguagem artística focando nos seguintes períodos: Brasil Império, Semana da Arte Moderna e Ditadura Civil Militar. Buscou-se com este estudo trazer também os principais movimentos que modificaram o pensamento e visão em relação ao ensino da arte e, sendo assim, o do desenho, trazendo propostas pedagógicas que visavam de fato valorizar a criatividade e expressão do estudante e que de certa forma influenciou na reestruturação do ensino da arte nas escolas de ensino regular: Movimento Escolinhas de Arte e o Movimento de Arte- Educação sendo que, este último, pode ser entendido como desdobramento ou até mesmo ser um sinônimo do primeiro mencionado anteriormente. Neste sentido, o artigo também traz uma pesquisa sobre estes movimentos, assim como sobre suas propostas pedagógicas, focando nas Escolinhas de Arte que, podemos concluir, agiu diretamente com suas contribuições nas instituições de ensino no Brasil. Desta forma, buscou-se com esta pesquisa analisar estas contribuições para se pensar em uma nova proposta pedagógica sobre o ensino do desenho nas escolas atuaispt_BR
dc.description.abstractAbstract : The main objective of the present article is to study the history of art teaching, however, we sought to emphasize the learning of drawing in Brazil, discussing the main reformulations of its teaching and its meaning as an artistic language focusing on the following periods: Brazil Empire, Modern Art Week and Military Civil Dictatorship. This study also aims at bringing the main movements that have changed the thinking and vision in relation to the teaching of art and, therefore, of drawing, bringing pedagogical proposals that aimed at valuing the student's creativity and expression and that, in a certain way, have influenced the restructuring of art teaching in regular schools: Movimento Escolinhas de Arte and Movimento de Arte- Educação. In this sense, the article also brings a research on these movements, as well as on their pedagogical proposals, focusing on the Escolinhas de Arte, which, we can conclude, acted directly with its contributions in the teaching institutions in Brazil. In this way, this research sought to analyze these contributions in order to think about a new pedagogical proposal for the teaching of drawing in today's schoolspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEscolinha de Arte do Brasilpt_BR
dc.subjectArte - Brasil - Históriapt_BR
dc.subjectArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDesenho - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleA história do ensino da arte no Brasil e as contribuições do movimento Escolinhas de Artept_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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