A história do ensino da arte no Brasil e as contribuições do movimento Escolinhas de Arte
Resumo
Resumo : O presente artigo tem como objetivo principal estudar a trajetória do ensino da arte, entretanto buscou-se dar ênfase ao aprendizado do desenho no Brasil, discorrendo sobre as principais reformulações de sua didática e de seu significado como linguagem artística focando nos seguintes períodos: Brasil Império, Semana da Arte Moderna e Ditadura Civil Militar. Buscou-se com este estudo trazer também os principais movimentos que modificaram o pensamento e visão em relação ao ensino da arte e, sendo assim, o do desenho, trazendo propostas pedagógicas que visavam de fato valorizar a criatividade e expressão do estudante e que de certa forma influenciou na reestruturação do ensino da arte nas escolas de ensino regular: Movimento Escolinhas de Arte e o Movimento de Arte- Educação sendo que, este último, pode ser entendido como desdobramento ou até mesmo ser um sinônimo do primeiro mencionado anteriormente. Neste sentido, o artigo também traz uma pesquisa sobre estes movimentos, assim como sobre suas propostas pedagógicas, focando nas Escolinhas de Arte que, podemos concluir, agiu diretamente com suas contribuições nas instituições de ensino no Brasil. Desta forma, buscou-se com esta pesquisa analisar estas contribuições para se pensar em uma nova proposta pedagógica sobre o ensino do desenho nas escolas atuais Abstract : The main objective of the present article is to study the history of art teaching, however, we sought to emphasize the learning of drawing in Brazil, discussing the main reformulations of its teaching and its meaning as an artistic language focusing on the following periods: Brazil Empire, Modern Art Week and Military Civil Dictatorship. This study also aims at bringing the main movements that have changed the thinking and vision in relation to the teaching of art and, therefore, of drawing, bringing pedagogical proposals that aimed at valuing the student's creativity and expression and that, in a certain way, have influenced the restructuring of art teaching in regular schools: Movimento Escolinhas de Arte and Movimento de Arte- Educação. In this sense, the article also brings a research on these movements, as well as on their pedagogical proposals, focusing on the Escolinhas de Arte, which, we can conclude, acted directly with its contributions in the teaching institutions in Brazil. In this way, this research sought to analyze these contributions in order to think about a new pedagogical proposal for the teaching of drawing in today's schools
Collections
- Artes Visuais [66]