Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBloomfield, Tania, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.creatorBerto, Bárbara Beltraminipt_BR
dc.date.accessioned2024-09-24T15:44:22Z
dc.date.available2024-09-24T15:44:22Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/89848
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Tânia B. Bloomfieldpt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Esta pesquisa partiu do interesse sobre as bonecas de papel como possíveis dispositivos micropolíticos para a promoção da discussão e reflexões acerca de gênero no ensino das Artes Visuais em situação de ensino não formal. Do ponto de vista teórico, houve o uso das ideias de autores tais como Brougére, Benjamin, Butler, Lipovetski, entre outros, no sentido de se realizar uma contextualização histórica/sociológica/cultural acerca do uso dos brinquedos, notadamente bonecas e seus acessórios, como ferramentas de modelagem de comportamentos e papéis sociais, da infância à vida adulta. Do ponto de vista teórico-artístico, foram abordadas algumas poéticas artísticas em que imagens historicamente referentes ao universo infantil, como bonecas e diferentes objetos pertencentes a este universo, assumiram protagonismo em perspectivas críticas e formalmente desconcertantes, iconoclastas. Em uma dimensão filosóficapedagógica, a pesquisa apoiou-se, especialmente, nos conceitos de Paulo Freire, bell hooks, Vygotsky e Gonçalves. Em uma camada mais teóricaoperacional, foram acionadas as ferramentas conceituais e metodológicas da Abordagem Triangular para o Ensino de Artes Visuais, de Ana Mae Barbosa. Como resultado do projeto de aplicação em situação de ensino-aprendizagem, apresenta-se, no relatório final, o processo reflexivo e a prática que culminaram com uma produção plástica dos participantespt_BR
dc.description.abstractAbstract : This research flourished out of an interest in paper dolls as possible micropolitical devices to promote discussion and reflections on gender in the teaching of Visual Arts in circumstances of non-formal education. From a theoretical point of view, the ideas of authors such as Brougére, Benjamin, Butler, and Lipovetsky, among others, were used in order to carry out a historical/sociological/cultural contextualization about the use of toys, notably dolls and their accessories, as tools for modeling behaviors and social roles, from childhood to adulthood. From a theoretical-artistic point of view, some artistic poetics were approached in which images historically referring to the children's universe, such as dolls and different objects belonging to this universe, assumed protagonism in critical and formally unsettling, iconoclastic perspectives. In a philosophical-pedagogical dimension, the research was based, especially, on the concepts of Paulo Freire, bell hooks, Vygotsky, and Gonçalves. In a more theoretical-operational layer, the conceptual and methodological tools of Ana Mae Barbosa's Triangular Approach to Teaching Visual Arts were used. As a result of the application project in a teaching-learning situation, the final report presents the reflective process and the practice that culminated in the plastic production of the participantspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectBonecas de papelpt_BR
dc.subjectIdentidade de gênero na educaçãopt_BR
dc.titleBonecas de papel, como dispositivos micropolíticos em prol da compreensão da diversidade de gênero no ensino de artes visuaispt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples