• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Artes Visuais
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Artes Visuais
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Bonecas de papel, como dispositivos micropolíticos em prol da compreensão da diversidade de gênero no ensino de artes visuais

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R_G_BARBARA_BELTRAMINI_BERTO_Licenciatura.pdf (2.752Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Berto, Bárbara Beltramini
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Esta pesquisa partiu do interesse sobre as bonecas de papel como possíveis dispositivos micropolíticos para a promoção da discussão e reflexões acerca de gênero no ensino das Artes Visuais em situação de ensino não formal. Do ponto de vista teórico, houve o uso das ideias de autores tais como Brougére, Benjamin, Butler, Lipovetski, entre outros, no sentido de se realizar uma contextualização histórica/sociológica/cultural acerca do uso dos brinquedos, notadamente bonecas e seus acessórios, como ferramentas de modelagem de comportamentos e papéis sociais, da infância à vida adulta. Do ponto de vista teórico-artístico, foram abordadas algumas poéticas artísticas em que imagens historicamente referentes ao universo infantil, como bonecas e diferentes objetos pertencentes a este universo, assumiram protagonismo em perspectivas críticas e formalmente desconcertantes, iconoclastas. Em uma dimensão filosóficapedagógica, a pesquisa apoiou-se, especialmente, nos conceitos de Paulo Freire, bell hooks, Vygotsky e Gonçalves. Em uma camada mais teóricaoperacional, foram acionadas as ferramentas conceituais e metodológicas da Abordagem Triangular para o Ensino de Artes Visuais, de Ana Mae Barbosa. Como resultado do projeto de aplicação em situação de ensino-aprendizagem, apresenta-se, no relatório final, o processo reflexivo e a prática que culminaram com uma produção plástica dos participantes
     
    Abstract : This research flourished out of an interest in paper dolls as possible micropolitical devices to promote discussion and reflections on gender in the teaching of Visual Arts in circumstances of non-formal education. From a theoretical point of view, the ideas of authors such as Brougére, Benjamin, Butler, and Lipovetsky, among others, were used in order to carry out a historical/sociological/cultural contextualization about the use of toys, notably dolls and their accessories, as tools for modeling behaviors and social roles, from childhood to adulthood. From a theoretical-artistic point of view, some artistic poetics were approached in which images historically referring to the children's universe, such as dolls and different objects belonging to this universe, assumed protagonism in critical and formally unsettling, iconoclastic perspectives. In a philosophical-pedagogical dimension, the research was based, especially, on the concepts of Paulo Freire, bell hooks, Vygotsky, and Gonçalves. In a more theoretical-operational layer, the conceptual and methodological tools of Ana Mae Barbosa's Triangular Approach to Teaching Visual Arts were used. As a result of the application project in a teaching-learning situation, the final report presents the reflective process and the practice that culminated in the plastic production of the participants
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/89848
    Collections
    • Artes Visuais [66]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV