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dc.contributor.advisorLeão, Geraldo, 1957-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.creatorLopes, Diana de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2024-09-24T15:32:17Z
dc.date.available2024-09-24T15:32:17Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/89840
dc.descriptionOrientador: Prof. Geraldo Leão Veiga de Camargopt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (bacharelado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A pesquisa busca apresentar e evidenciar uma análise acerca de pinturas e esculturas inclusas e produzidas, segundo os parâmetros contidos na base teórico-ideológica da colonização da América, que se mantiveram de outra forma, posteriormente, no Movimento Paranista. O movimento é intitulado assim a partir do seu anseio de forjar uma construção identitária branca que representasse o povo do Paraná, sobretudo de Curitiba, e que se perfez como uma estratégia política, posterior à Independência do estado (1853), calçada por uma estrutura cultural hegemônica acerca de povos nativos e escravizados. A questão a ser expandida, cruza meus anos de graduação, da mesma forma que meu interesse em investigar questões ligadas a minha árvore-genealógica, ascendência e autorreconhecimento: Quais identidades são hegemônicas e quais são invisibilizadas?pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectArtes - Paranápt_BR
dc.subjectParaná - Históriapt_BR
dc.titleAntropofagia e antropoemia : o apagamento da alteridade na construção identitária do movimento paranistapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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