dc.contributor.advisor | Leão, Geraldo, 1957- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
dc.creator | Lopes, Diana de Souza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-24T15:32:17Z | |
dc.date.available | 2024-09-24T15:32:17Z | |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/89840 | |
dc.description | Orientador: Prof. Geraldo Leão Veiga de Camargo | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (bacharelado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A pesquisa busca apresentar e evidenciar uma análise acerca de pinturas e esculturas inclusas e produzidas, segundo os parâmetros contidos na base teórico-ideológica da colonização da América, que se mantiveram de outra forma, posteriormente, no Movimento Paranista. O movimento é intitulado assim a partir do seu anseio de forjar uma construção identitária branca que representasse o povo do Paraná, sobretudo de Curitiba, e que se perfez como uma estratégia política, posterior à Independência do estado (1853), calçada por uma estrutura cultural hegemônica acerca de povos nativos e escravizados. A questão a ser expandida, cruza meus anos de graduação, da mesma forma que meu interesse em investigar questões ligadas a minha árvore-genealógica, ascendência e autorreconhecimento: Quais identidades são hegemônicas e quais são invisibilizadas? | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Artes - Paraná | pt_BR |
dc.subject | Paraná - História | pt_BR |
dc.title | Antropofagia e antropoemia : o apagamento da alteridade na construção identitária do movimento paranista | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |