Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPiekas, Mari Ines, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.creatorScaff, Nátali Reicheltpt_BR
dc.date.accessioned2024-09-24T15:29:32Z
dc.date.available2024-09-24T15:29:32Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/89838
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Mari Ines Piekaspt_BR
dc.descriptionMonografia (licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A pesquisa traz, num primeiro momento, um panorama geral sobre o ensino na Arte, de forma paralela ao contexto histórico e suas práticas, dialogando com a propagação desses conhecimentos em vários momentos da história. Partindo para a contemporaneidade, são trazidos alguns materiais didáticos atuais sobre desenho distribuídos comercialmente, com o objetivo de observar se nestes métodos há relação com os métodos antigos, e se há um incentivo à lógica e à compreensão dos elementos a serem desenhados, de forma que a percepção e entendimento do aluno ou desenhista estejam em uso, para que de fato aprenda, e não apenas copie. Este diálogo entre percepção e visualidade é conciliado nas teorias da Gestalt, das quais, dentre seus princípios, o estudo se aprofunda ­ embora todos tenham sido apresentados ­ na lei da Pregnância (a qual se refere à compreensão geral da forma de maneira analítica e que nos permite uma estruturação mental de objetos reais ou imagens bidimensionais), em diálogo com os elementos da linguagem visual básicos delimitados pela autora Donis A. Dondis. O objetivo geral é defender que, com a assimilação e domínio dos elementos básicos da linguagem visual, o artista pode, partindo deles (ou sabendo exatamente como evitá­los), alcançar seus propósitos formais e/ou conceituais com maior aptidãopt_BR
dc.description.abstractAbstract: The research brings, at first, a general view upon the history of the teaching of Art, along its historical context and its practices, dialoguing with how it used to be propagated in each moment in history (comparative table made by the author available in the appendices). When in the contemporaneity , some current commercially distributed drawing materials are brought in, with the aim of observing whether these methods are related to the old ones, and whether there is an incentive over the logic and understanding of the elements to be drawn, so that the student or artist's perception and understanding are in use so that he / she actually learns, not just copies something. This dialogue between perception and visuality is concilled in Gestalt theories, of which, among its principles, the study deepens (although all have been presented) ­ in the Law of Prägnanz (which refers to the general understanding of the form in an analytical way, and which allows us a mental structuring of real objects or two­dimensional images), in dialogue with the basic visual language elements delimited by the author Donis A. Dondis. The general aim is to argue that, with the assimilation and mastery of the basic elements of visual language, the artist can, starting from them (or knowing exactly how to avoid them), achieve his formal and / or conceptual purposes in art with greater aptitudept_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.subjectDesenhopt_BR
dc.subjectGestaltismopt_BR
dc.titleAlfabetismo visual e sua aplicação no desenho de observaçãopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples