• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Artes Visuais
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Artes Visuais
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Alfabetismo visual e sua aplicação no desenho de observação

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R_G_NATALI_REICHELT_SCAFF_Licenciatura.pdf (14.05Mb)
    Data
    2019
    Autor
    Scaff, Nátali Reichelt
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A pesquisa traz, num primeiro momento, um panorama geral sobre o ensino na Arte, de forma paralela ao contexto histórico e suas práticas, dialogando com a propagação desses conhecimentos em vários momentos da história. Partindo para a contemporaneidade, são trazidos alguns materiais didáticos atuais sobre desenho distribuídos comercialmente, com o objetivo de observar se nestes métodos há relação com os métodos antigos, e se há um incentivo à lógica e à compreensão dos elementos a serem desenhados, de forma que a percepção e entendimento do aluno ou desenhista estejam em uso, para que de fato aprenda, e não apenas copie. Este diálogo entre percepção e visualidade é conciliado nas teorias da Gestalt, das quais, dentre seus princípios, o estudo se aprofunda ­ embora todos tenham sido apresentados ­ na lei da Pregnância (a qual se refere à compreensão geral da forma de maneira analítica e que nos permite uma estruturação mental de objetos reais ou imagens bidimensionais), em diálogo com os elementos da linguagem visual básicos delimitados pela autora Donis A. Dondis. O objetivo geral é defender que, com a assimilação e domínio dos elementos básicos da linguagem visual, o artista pode, partindo deles (ou sabendo exatamente como evitá­los), alcançar seus propósitos formais e/ou conceituais com maior aptidão
     
    Abstract: The research brings, at first, a general view upon the history of the teaching of Art, along its historical context and its practices, dialoguing with how it used to be propagated in each moment in history (comparative table made by the author available in the appendices). When in the contemporaneity , some current commercially distributed drawing materials are brought in, with the aim of observing whether these methods are related to the old ones, and whether there is an incentive over the logic and understanding of the elements to be drawn, so that the student or artist's perception and understanding are in use so that he / she actually learns, not just copies something. This dialogue between perception and visuality is concilled in Gestalt theories, of which, among its principles, the study deepens (although all have been presented) ­ in the Law of Prägnanz (which refers to the general understanding of the form in an analytical way, and which allows us a mental structuring of real objects or two­dimensional images), in dialogue with the basic visual language elements delimited by the author Donis A. Dondis. The general aim is to argue that, with the assimilation and mastery of the basic elements of visual language, the artist can, starting from them (or knowing exactly how to avoid them), achieve his formal and / or conceptual purposes in art with greater aptitude
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/89838
    Collections
    • Artes Visuais [66]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV