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dc.contributorQuadros, Flávia Celenept_BR
dc.contributorOliveira, João Pedropt_BR
dc.contributorPaiva, Jonataspt_BR
dc.contributorWeber, Katiuscia Vanessapt_BR
dc.contributorPinheiro, Patrícia Audrey Reis Gonçalvespt_BR
dc.contributor.advisorSilva, Anderson Donato dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Engenharia da Qualidade 4.0pt_BR
dc.date.accessioned2024-09-20T13:21:01Z
dc.date.available2024-09-20T13:21:01Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/89787
dc.descriptionAutores: Flávia Celene Quadros, João Pedro Oliveira, Jonatas Paiva, Katiuscia Vanessa Weber, Patrícia Audrey R. G. Pinheiropt_BR
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Anderson Donatopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Especialização em Engenharia da Qualidade 4.0 - Certificação Black Belt.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Atualmente, as instituições de saúde pública enfrentam a constante pressão de atender às necessidades da população, enquanto tentam gerenciar as limitações de recursos financeiros e humanos. Na odontologia, o último levantamento nacional, em 2010, mostrou que 75% da população adulta entre 35 e 44 anos necessitava de tratamentos dentários no Brasil. Diante de desafios epidemiológicos, dificuldades financeiras e a necessidade de melhorar processos para ampliar o acesso nas clínicas públicas, trazem o questionamento sobre como aprimorar esses serviços. A necessidade de rever os processos vigentes, visando melhorias, aumento do acesso e gestão mais eficiente, justifica a realização desta pesquisa. Nesse contexto, o Lean Six Sigma surge como uma forma de identificar oportunidades de melhoria nos processos, evitando desperdícios e orientando as práticas de acordo com as necessidades da população. Este estudo teve como objetivo principal evitar o desperdício e aumentar em 10% a produção de atendimentos em uma clínica odontológica do SUS, usando metodologia Lean six Sigma. Para atingir esse objetivo, aplicou-se a ferramenta DMAIC durante a implantação. Os resultados da pesquisa destacam os impactos e resultados positivos da implantação, evidenciando que o Lean pode e deve ser aplicado em clínicas odontológicas, com potencial para outras áreas da saúde. A ampliação do acesso ocorreu por meio de novas formas de agendamento, tanto na recepção da Unidade Básica de Saúde quanto por aplicativo. Com o acesso ampliado, o número de atendimentos também aumentou, com uma média adicional de 87 pacientes atendidos por mês o que representa mais de mil pacientes por ano, sem investimentos financeiros ou de recursos humanos. Essa abordagem pode ser otimizada com a implementação de ações para controlar o absenteísmo, como o overbooking, confirmação de consultas e utilização de vagas ociosas. Foram identificados alguns desafios, como a falta de conhecimento sobre o Lean entre os profissionais da saúde. Adicionalmente, a pesquisa descreve contribuições para teoria e prática, detalhando todo o processo de implementação e servindo como benchmarking para implementações futuras. No município de Curitiba, se aplicada em todas as clinicas odontologicas das Unidades Básicas de Saúde, essa abordagem poderia resultar em aumento de 50% da oferta existente atualmente, o que significaria a economia do investimento de ampliação de quase 12 milhões por ano.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectSaúde pública - Odontologiapt_BR
dc.subjectEficiencia organizacionalpt_BR
dc.titleAplicação do Projeto Black Belt em uma Clínica Odontológica do SUS de Curitibapt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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