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    Aplicação do Projeto Black Belt em uma Clínica Odontológica do SUS de Curitiba

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    R - E - FLAVIA CELENE QUADROS.pdf (4.662Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Quadros, Flávia Celene
    Oliveira, João Pedro
    Paiva, Jonatas
    Weber, Katiuscia Vanessa
    Pinheiro, Patrícia Audrey Reis Gonçalves
    Silva, Anderson Donato da
    Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Engenharia da Qualidade 4.0
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Atualmente, as instituições de saúde pública enfrentam a constante pressão de atender às necessidades da população, enquanto tentam gerenciar as limitações de recursos financeiros e humanos. Na odontologia, o último levantamento nacional, em 2010, mostrou que 75% da população adulta entre 35 e 44 anos necessitava de tratamentos dentários no Brasil. Diante de desafios epidemiológicos, dificuldades financeiras e a necessidade de melhorar processos para ampliar o acesso nas clínicas públicas, trazem o questionamento sobre como aprimorar esses serviços. A necessidade de rever os processos vigentes, visando melhorias, aumento do acesso e gestão mais eficiente, justifica a realização desta pesquisa. Nesse contexto, o Lean Six Sigma surge como uma forma de identificar oportunidades de melhoria nos processos, evitando desperdícios e orientando as práticas de acordo com as necessidades da população. Este estudo teve como objetivo principal evitar o desperdício e aumentar em 10% a produção de atendimentos em uma clínica odontológica do SUS, usando metodologia Lean six Sigma. Para atingir esse objetivo, aplicou-se a ferramenta DMAIC durante a implantação. Os resultados da pesquisa destacam os impactos e resultados positivos da implantação, evidenciando que o Lean pode e deve ser aplicado em clínicas odontológicas, com potencial para outras áreas da saúde. A ampliação do acesso ocorreu por meio de novas formas de agendamento, tanto na recepção da Unidade Básica de Saúde quanto por aplicativo. Com o acesso ampliado, o número de atendimentos também aumentou, com uma média adicional de 87 pacientes atendidos por mês o que representa mais de mil pacientes por ano, sem investimentos financeiros ou de recursos humanos. Essa abordagem pode ser otimizada com a implementação de ações para controlar o absenteísmo, como o overbooking, confirmação de consultas e utilização de vagas ociosas. Foram identificados alguns desafios, como a falta de conhecimento sobre o Lean entre os profissionais da saúde. Adicionalmente, a pesquisa descreve contribuições para teoria e prática, detalhando todo o processo de implementação e servindo como benchmarking para implementações futuras. No município de Curitiba, se aplicada em todas as clinicas odontologicas das Unidades Básicas de Saúde, essa abordagem poderia resultar em aumento de 50% da oferta existente atualmente, o que significaria a economia do investimento de ampliação de quase 12 milhões por ano.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/89787
    Collections
    • Engenharia da Qualidade 4.0 - Certificação Black Belt [60]

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