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dc.contributor.advisorKirinus, Eduardo de Paula, 1987-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Campus Pontal do Paraná - Centro de Estudos do Mar. Curso de Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.creatorMöller, Bernardo Jacobypt_BR
dc.date.accessioned2024-09-05T17:26:09Z
dc.date.available2024-09-05T17:26:09Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/89633
dc.descriptionOrientador: Eduardo de Paula Kirinuspt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Pontal do Paraná, Centro de Estudos do Mar, Curso de Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A construção de rodovias no Brasil, marcada por métodos extensivos e onerosos, demanda soluções inovadoras para superar desafios de eficiência no planejamento. Este trabalho propõe o desenvolvimento de um software especializado em criar traçados rodoviários, utilizando critérios pré-estabelecidos. O programa desenvolvido em Python, executa uma sequência de automações, buscando encontrar um caminho mínimo utilizando-se de algoritmos como Dijkstra, BellmanFord e A*. Além disso, foi possível criar uma ferramenta computacional que avaliam o custo estimado para construção da rota. Os resultados indicam que a aplicação oferece sugestões ágeis e precisas de trajetos. Melhorias adicionais podem aumentar sua aplicabilidade em projetos reais. Representando que ainda há espeço para inovações e melhorias no setor rodoviário brasileiro, podendo promover maior eficiência, redução de custos e tempo no planejamento e construção de infraestrutura viária.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : The construction of highways in Brazil, characterized by extensive and costly methods, requires innovative solutions to overcome efficiency challenges in planning. This study proposes the development of specialized software for designing highway layouts using pre-established criteria. The program, developed in Python, executes a sequence of automations to find the shortest path using algorithms such as Dijkstra, Bellman-Ford, and A*. Additionally, a computational tool was created to estimate the construction costs of the route. The results indicate that the application provides agile and accurate route suggestions. Further improvements could enhance its applicability to real-world projects, highlighting that there is still room for innovation and improvement in the Brazilian highway sector, potentially promoting greater efficiency, cost reduction, and time savings in the planning and construction of road infrastructure.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectRodoviaspt_BR
dc.subjectSoftwarept_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.titleDesenvolvimento de software para traçado geométrico preliminar de rodoviaspt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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