• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Engenharia Civil (Pontal do Paraná)
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Engenharia Civil (Pontal do Paraná)
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Desenvolvimento de software para traçado geométrico preliminar de rodovias

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    MOLLER, Bernardo Jacoby.pdf (2.016Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Möller, Bernardo Jacoby
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : A construção de rodovias no Brasil, marcada por métodos extensivos e onerosos, demanda soluções inovadoras para superar desafios de eficiência no planejamento. Este trabalho propõe o desenvolvimento de um software especializado em criar traçados rodoviários, utilizando critérios pré-estabelecidos. O programa desenvolvido em Python, executa uma sequência de automações, buscando encontrar um caminho mínimo utilizando-se de algoritmos como Dijkstra, BellmanFord e A*. Além disso, foi possível criar uma ferramenta computacional que avaliam o custo estimado para construção da rota. Os resultados indicam que a aplicação oferece sugestões ágeis e precisas de trajetos. Melhorias adicionais podem aumentar sua aplicabilidade em projetos reais. Representando que ainda há espeço para inovações e melhorias no setor rodoviário brasileiro, podendo promover maior eficiência, redução de custos e tempo no planejamento e construção de infraestrutura viária.
     
    Abstract : The construction of highways in Brazil, characterized by extensive and costly methods, requires innovative solutions to overcome efficiency challenges in planning. This study proposes the development of specialized software for designing highway layouts using pre-established criteria. The program, developed in Python, executes a sequence of automations to find the shortest path using algorithms such as Dijkstra, Bellman-Ford, and A*. Additionally, a computational tool was created to estimate the construction costs of the route. The results indicate that the application provides agile and accurate route suggestions. Further improvements could enhance its applicability to real-world projects, highlighting that there is still room for innovation and improvement in the Brazilian highway sector, potentially promoting greater efficiency, cost reduction, and time savings in the planning and construction of road infrastructure.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/89633
    Collections
    • Engenharia Civil (Pontal do Paraná) [52]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV